CSRFLOAULA

O Centro Socioeducativo Regional (CSR) de Florianópolis acaba de concluir uma série de ações de revitalização da unidade. Viabilizadas pelo Projeto “A vida tem a cor que você pinta”, 45 adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa, realizaram pequenos reparos, pintura e grafitagem nas áreas internas do CSR. Iniciado em março de 2019, o projeto encerrou a primeira etapa em setembro de 2020 contabilizando a recuperação de 1.228 metros quadrados da unidade.

O Diretor do Dease, Zeno Tressoldi, destacou que essas iniciativas aprimoram ainda mais o trabalho do sistema socioeducativo catarinense. “Com frequência recebemos visitas de profissionais que atuam no sistema socioeducativo de outros estados que vem aqui conhecer a nossa experiência. Ainda temos muito a fazer, mas é importante destacar algumas conquistas importantes como, por exemplo, zerar a fila de espera. A união de esforços entre o Departamento e o envolvimento dos servidores é fundamental para consolidação do sistema como um dos melhores do país”, assinalou Zeno Tressoldi.

O Projeto “A vida tem a cor que você pinta” foi idealizado pelo agente de segurança socioeducativo Paulo Xavier de Souza, com apoio dos gestores da unidade e colegas de trabalho. “Com essa capacitação, os adolescentes tem a oportunidade de vislumbrar uma profissão, que pode gerar renda, quando retornarem ao convívio social”, observa o agente Paulo Xavier de Souza.

Além da melhoria visual da unidade, este tipo de atividade melhora as relações interpessoais entre os internos, agentes e demais funcionários da Unidade. Outro ponto que vale ser destacado é o aumento da confiança e do entusiasmo dos adolescentes que participaram do projeto. “As atividades realizadas no Case e CSFR tem dado um novo ânimo aos adolescentes que conseguem vislumbrar um futuro melhor através do trabalho”, comenta Naiara Scheffle, gestora do CSFR de Florianópolis.