i Pen 15 anos

A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) e o Departamento de Polícia Penal (DPP) têm atualmente um dos mais completos e fidedignos sistemas de dados do sistema prisional catarinense. Considerado modelo no país, o i-Pen, sistema desenvolvido por servidores do DPP está completando 15 anos.
Para marcar a data, a Superintendência de Informação, Dados e Estatística entregou bottons para os gestores do i-pen das unidades prisionais que diariamente alimentam o sistema. “É uma forma de reconhecimento e um estímulo para que, cada vez mais, nossos servidores contribuam não apenas com a inserção de dados mas com propostas de melhorias que atendam as necessidades do sistema e das unidades prisionais”, observou o Policial Penal Rubens Ramos, Superintendente de Informação, Dados e Estatística. Ao todo, 65 servidores receberam a homenagem.

Todas as informações relevantes são registradas no i-Pen, desde o número de internos numa unidade prisional até a movimentação do apenado como o número de vezes que recebeu atendimento médico, jurídico, processos a que responde, entre outras informações. Desta forma é possível termos um panorama do sistema prisional em tempo real. “Essas informações são fundamentais para a tomada de decisão, pois no sistema prisional é preciso ser rápido e assertivo”, assinalou Rubens Ramos.

Vinculado ao Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), o i-Pen é também uma ferramenta indispensável ao Poder Judiciário, pois permite que magistrados e servidores tenham acesso à plataforma que contem informações sobre ocupação das unidades e o Boletim Penal Informativo dos apenados “O acesso ao i-PEN, em especial ao Boletim Penal Informativo, provocou reflexos positivos no andamento processual, uma vez que eliminou, por exemplo, a expedição de ofícios à unidade prisional, reduzindo consideravelmente o tempo de análise dos pedidos de concessão de benefícios”, assinalou o Superintendente do i-Pen, Rubens Ramos. “Estamos convictos de que valeu cada segundo de dedicação ao i-Pen por parte de todos os colaboradores do sistema prisional de Santa Catarina. Já alcançamos algumas metas e ainda temos muito a conquistar, concluiu.