Imagem do WhatsApp de 2023 02 13 às 18.16.08

Nesta segunda-feira (13), o Secretário de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa, Edenilson Schelbauer, recebeu em seu gabinete o empresário Sálvio Pedro Machado; o fiscal da SIE, Jean Carlo Perazzoli; além do gerente e engenheira civil da GETED, Marcelo Ferreira e Suelene Weirich, respectivamente. Na ocasião foram discutidas melhores formas e métodos para o cumprimento do término da construção da Penitenciária Industrial de São Bento do Sul, obra já com dois anos de atraso.

“Infelizmente foi nos apresentado alguns impasses no que se refere às adaptações estruturais, bem como impasses relacionados ao contrato e suas fragilidades. Mas nos comprometemos em entregar essa importante obra à região de São Bento que necessita com urgência dessa penitenciária para desafogar outras unidades com superlotação na região”, explicou Schelbauer.

A Penitenciária de São Bento do Sul, iniciada em agosto de 2019, tinha previsão para ser entregue em março de 2021. Contudo, após cinco aditivos de prazo para a execução da obra, o prazo se estendeu. Entretanto, acompanhando o planejamento e as metas estipuladas pelo Governador Jorginho Mello, a SAP não medirá esforços no amplo acompanhamento das obras de edificações penitenciárias, pois visa novas vagas e oportunidades de ressocialização aos apenados do Estado.

“Desta forma geramos novas oportunidades de emprego aos apenados vindo a diminuir suas penas e trazendo contribuição ao Fundo Rotativo, que distribui esse recurso entre as famílias dos presos e ao Estado na aplicação das devidas manutenções e melhorias das instalações prisionais”, complementou Schelbauer.

Em fase final, faltando em sua maioria apenas o trabalho de acabamento, a obra da Penitenciária Industrial de São Bento do Sul já teve 82% do seu orçamento pago para a empresa responsável pela construção. “Vamos interferir diretamente no andamento das obras e dos trâmites burocráticos para agilizarmos essa questão e conseguirmos cumprir definitivamente esse prazo”, finalizou Marcelo Ferreira, gerente da GETED.