cuiaba

Esta semana quatro policiais penais de Santa Catarina foram capacitados no Curso Intensivo de Escolta de Comboio e Contraemboscada realizado na Academia da Polícia Penal de Mato Grosso, em Cuiabá (MT), e que formou 47 novos operadores de segurança pública de diversas regiões do país para atuarem em situações de risco durante transporte de apenados com foco em estratégias e planejamento de escoltas de alta periculosidade.

Durante o curso os alunos foram submetidos a atividades físicas e mentais intensas que exigiram esforço máximo e resiliência e a simulações de situações reais de risco, como por exemplo: emboscadas, escolta de comboios em rodovias e transporte de detentos em áreas de conflito. Esses treinamentos visam preparar os alunos para atuar em situações extremas, mantendo a calma, a segurança e a eficiência em suas ações.

De acordo com o Secretário Adjunto de Administração Penitenciária do Mato Grosso, Jean Gonçalves, a importância deste tipo de ação ao policial penal é fundamental para o desenvolvimento da segurança pública. "Por meio do conhecimento técnico adquirido o policial terá capacidade técnica para planejar, operar e executar toda e qualquer tipo de escolta, independente da pessoa a ser escoltada, mantendo sempre a segurança da operação e de todos envolvidos nela", ressaltou.

A integração entre estados na formação desses novos operadores é uma iniciativa importante para o fortalecimento da segurança pública de Santa Catarina e de todo o país.

cuiaba2