dease

O Departamento de Administração Socioeducativa (DEASE) promoveu recentemente, na região de Criciúma, o Curso Básico de Escolta voltado à capacitação de agentes que operam nas unidades do Estado. A finalidade foi aprimorar a atuação dos servidores dotando-os de conhecimento técnico, habilidades e atitudes que os capacitem para o exercício da atividade de escolta, e estejam aptos a atuar em situações de crise.

O curso foi organizado pela Academia de Administração Prisional e Socioeducativa (ACAPS), através de seus instrutores especializados, e capacitou 15 Agentes. Os alunos puderam rever conceitos de segurança no trânsito, embarque e desembarque em viaturas, apresentação judicial, técnicas de algemação e condução, mecânica básica e noções de direção tática.

Para Secretário Edenilson Schelbauer, “o profissional capacitado age de forma mais precisa e eficiente, e a Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa prioriza essa especialização, resultando em segurança nas operações diárias”.

dease3

Para Rodrigo Wagner, um dos instrutores do curso, tratam-se de procedimentos de baixa, média e alta complexidade, que necessitam de treinamento constante e uma doutrina específica considerando as características da atividade socioeducativa, resultando na plena integridade física do adolescente em conflito com a lei e do servidor nos deslocamentos, audiências, custódias hospitalares, entre outros procedimentos extra muros.