Instalação de scanner corporal no Case de Joinville

Nesta quarta-feira dia 07 de outubro o Case de Joinville finalizou a instalação do scanner corporal, equipamento que garante mais segurança à unidade e conforto para os familiares que visitam os adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa.

O scanner corporal é um equipamento que trabalha com a geração de imagens do corpo em alta definição, de forma rápida e segura, auxiliando nos procedimentos de ingresso de visitantes, entrada de alimentos e objetos aos adolescentes que cumprem medida de internação nos Centros Socioeducativos de Santa Catarina.

O equipamento oferece uma tecnologia que evita os constrangimentos da revista manual, possibilitando aos familiares não se sentirem constrangidos, pois se trata de um método menos invasivo, sem que haja a necessidade de contato físico durante a inspeção. As revistas e inspeções serão conduzidas respeitando-se a inerente dignidade da pessoa e privacidade do indivíduo, assim como os princípios da legalidade, necessidade e proporcionalidade.

As práticas de revista usando o scanner corporal tornam o procedimento mais humanizado, evitando situações vexatórias e prezando pela segurança da comunidade socioeducativa.

Além do Case de Joinville, as Unidades de Chapecó, Criciúma e São José já possuem o equipamento instalado e as Unidades de Lages e Itajaí estarão recebendo ainda neste mês de outubro.

Todos os operadores estão treinados ou sendo treinados e o equipamento pronto para entrar em funcionamento.

Além da implantação do scanner corporal, algumas reformas estruturais vêm sendo realizadas nos últimos meses no Case de Joinville. Tais melhorias fizeram com que o Juiz Corregedor da Unidade autorizasse o aumento da capacidade de atendimento, passando de 41 para 50 vagas.