Internos da Penitenciária Industrial de Joinville fabricam fraldas geriátricas

Os internos da Penitenciária Industrial de Joinville (PIJ) estão fabricando fraldas geriátricas. A implantação da nova oficina de trabalho foi possível por meio de um convênio assinado entre a PIJ e a Secretaria de Saúde do município de Joinville. O projeto inicial prevê a fabricação de cinco mil unidades para suprir a demanda do Hospital São José mas, dependendo do andamento da oficina, este volume poderá ser dobrado para atender também a 1084 pessoas cadastradas na prefeitura e que necessitam receber o produto, custeado pelo município.

De acordo com o convênio, a prefeitura ficou responsável pelo fornecimento de insumos, maquinário, treinamento e pagamento da mão de obra do sistema prisional. À unidade coube selecionar os internos aptos para a atividade, bem como garantir o funcionamento da oficina com segurança.

Para o diretor da Penitenciária Industrial de Joinville, João Renato Schitter, a atividade laboral é fundamental para a reabilitação social e econômica do interno. “Além disso há um incremento no Fundo Rotativo da unidade que reverte em melhorias para a Penitenciária”, destacou João Renato.

De acordo com a legislação, cada apenado recebe um salário mínimo da instituição que o contrata, sendo que 75% ficam com o interno e os outros 25% voltam para o Fundo Rotativo da unidade, valor que é totalmente investido em melhorias na Penitenciária. Além do salário e da capacitação profissional, o interno ainda tem a remição de um dia da pena a cada três dias trabalhados.