INVESTIMENTOS NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO CATARINENSE

Em visita realizada ao Centro Socioeducativo Regional de Chapecó, no dia 01 de outubro de 2020, o Secretário de Administração Prisional e Socioeducativa, Leandro Lima e o Adjunto, Edemir Alexandre Camargo Neto, anunciaram investimentos que somam cerca de R$ 7 milhões para o Sistema Prisional e Socioeducativo catarinense.

Na oportunidade foi anunciada a entrega de 690 coletes balísticos, que serão disponibilizados aos Agentes de Segurança Socioeducativos e autorizada a aquisição de 12 veículos para o Dease, representando um investimento de R$ 1.243.880,00 em equipamentos para as Unidades. Também foi anunciada a tramitação de uma Moção à bancada de Deputados Federais e Senadores solicitando a proposição de Legislação Federal para concessão de porte de arma aos Agentes de Segurança Socioeducativos. “Essa é uma demanda muito importante para os servidores do sistema”, destaca o Diretor do Dease, Zeno Augusto Tressoldi.

Também foi inaugurada a Horta Hidropônica da Unidade de Chapecó, construída com recursos próprios da SAP, totalizando um investimento de R$ 79.864,23. Outras duas hortas neste modelo serão construídas, em Chapecó e São Miguel do Oeste.

SISTEMA DE INFORMAÇÃO SOCIOEDUCATIVO (SISE) – UM AVANÇO NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO DE SANTA CATARINA

Fotos SISE copyNo dia 01 de outubro de 2020, também no CSR de Chapecó, foi inaugurado o SISE – Sistema de Informação Socioeducativo, desenvolvido pelo Agente de Segurança Socioeducativo do DEASE – Richard Pigatto Monteiro em parceria com o também Agente de Segurança Socioeducativo – Gilberto Volpato Costa.

O sistema foi idealizado vislumbrando o efetivo controle de processo de ressocialização tendo, em tempo real, todas as informações e movimentações dos adolescentes de forma integrada em todas as Unidades do Estado.

A necessidade de velocidade das informações exige um sistema informatizado de controle o qual sirva como ferramenta para os tomadores de decisão predizerem, de forma rápida e eficaz, as melhores deliberações para o funcionamento harmônico do sistema.

O SISE é um sistema 100% desenvolvido em código aberto rodando em servidores do Estado seguindo todos os protocolos de controle e segurança.

Hoje todas as 25 Unidades de atendimento socioeducativo do Estado de Santa Catarina têm disponível o acesso ao sistema para alimentação dos dados que são analisados através de ferramentas de BI (Business Inteligence) e relatórios emitidos pelo próprio sistema.

O sistema funciona através de módulos que abrangem todas as dimensões da socioeducação como educação, profissionalização, cultura, esporte, lazer, religião e convívio social além do controle efetivo de toda caminhada do adolescente dentro do sistema socioeducativo do Estado como: informações das medidas, movimentações de transferências, fugas e/ou evasões, controle da fila de espera, atividades diárias, atendimentos de saúde, atendimentos psicológicos e de assistenciais, cursos, eventos, workshops, P.I.A (Plano de Atendimento Individual), escolta e traslados, transgressões disciplinares, visitas entre outros.

O sistema também contempla módulos de auxilio administrativo como: controle de manutenções, controle de numerações de Comunicações Internas e Ofícios, banco de troca de plantões, controle de medidas protetivas, controle de vagas, avisos via e-mail entre outros. Mais recentemente foi desenvolvido o módulo de assinatura eletrônica via sistema que, assim que implantado, não será mais necessária a impressão dos relatórios diário que acarretará em significativa redução do consumo de papel e grande economia, além do aumento de velocidade e controle das informações.