SAP – Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa

Justiça Restaurativa e Socioeducação: Outros Olhares

No dia 04 de julho aconteceu na UNOCHAPECÓ o evento “Justiça Restaurativa e Socioeducação: Outros Olhares”, voltado a profissionais do Sistema Socioeducativo, Poder Judiciário, Ministério Público e Rede de Atendimento regional. Sua construção se deu em parceria entre Departamento de Administração Socioeducativo (DEASE), Poder Judiciário (Coordenação Estadual da Infância e da Juventude – CEIJ/TJSC), Ministério Público (Centro Operacional da Infância e da Juventude – CIJ/MPSC) e Universidade Comunitária da região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).

Os palestrantes convidados foram Afonso Armando Konzen, Procurador de Justiça aposentado e a psicóloga Rafaela Duso, ambos integrantes da Associação de Magistrados do RS (AJURIS) e colaboradores nas capacitações e implantação de Justiça Restaurativa em vários Estados brasileiros, incluindo a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (FASE/RS).

Konzen, responsável pelo projeto “Justiça para o Século XXI”, debateu a parte teórica, trazendo conceitos de Justiça Restaurativa tais como a de que se trata de um processo através do qual todas as partes envolvidas em uma conduta que causou ofensa encontram-se para decidir coletivamente como lidar com as circunstâncias decorrentes desse ato e suas implicações para o futuro. A ideia seria passar de um paradigma Retributivo para um Restaurativo, que investe na reparação dos danos e na construção e reparação de relacionamentos.

Já Rafaela Duso apresentou as diversas possibilidades que se abrem com a Justiça Restaurativa no sistema socioeducativo em termos práticos, demonstrando as inúmeras experiências realizadas naquele sistema, tanto com adolescentes quanto com profissionais e gestores. 

JR 2O evento foi idealizado após projeto piloto de capacitação em Justiça Restaurativa concretizado em Chapecó para profissionais do sistema socioeducativo regional, em parceria entre DEASE, ACADEJUC e MPSC. Tais profissionais estão a caminho de formar-se como facilitadores. Além disto, o evento marca a aprovação no âmbito do DEASE do Núcleo de Justiça Restaurativa, que será responsável pelo planejamento e organização destas práticas no sistema socioeducativo.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support