SAP – Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa

Mutirão no combate à dengue no Sistema Prisional e Socioeducativo

dengue4

Nesta última quinta-feira (27) foi o Dia D de Combate à Dengue em todas as unidades do Sistema Prisional e Socioeducativo de Santa Catarina. A ação faz parte da campanha do Governo do Estado de Santa Catarina no combate e erradicação da doença. Foram realizadas ações nas 54 unidades prisionais e nas 15 unidades socioeducativas de administração direta da SAP.

Em cada unidade foi criada uma comissão composta de três responsáveis pelas orientações e ações em cada local, conforme Decreto nº 1.079 de 1º março de 2017, as quais realizaram uma vistoria completa, verificando vedação de depósitos de armazenamento de água, limpeza de calhas e ralos, pratos de vasos de plantas, pneus em desuso, remoção de lixo e entulhos, limpeza de terrenos, além de locais de armazenamento de veículos e equipamentos que não estavam sendo utilizados. Todas as providências foram tomadas em relação à prevenção e combate ao mosquito da dengue, sendo que em alguns locais até foram utilizados maquinários para estes trabalhos.

dengue8

“Trata- se de um projeto que além do Dia D, prevê capacitação e realização de ações ao longo do ano envolvendo servidores e apenados, com o objetivo de nos tornar multiplicadores do cuidado de prevenção à dengue” ressaltou Caroline Aquino Hubler, Superintendente de Apoio a Saúde e Atenção Psicossocial da SAP.

O dia de combate a dengue na SAP também é resultado do Projeto Desenvolvimento de Cultura de Prevenção à Dengue em Unidades Penais, cadastrado no Portal de Gestão de Projetos do Governo do Estado de Santa Catarina. O projeto aborda de forma multidisciplinar a temática envolvendo policiais penais, agentes socioeducativos, apoio administrativo e equipe técnica, para a concretização e continuidade das ações propostas a serem absorvidas como procedimentos que deverão ser realizadas durante todo o ano nas unidades.

dengue5

 

Todas as ações foram realizadas com base no manual de orientação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC), vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support