SEJURI – Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social

Novos membros tomam posse no Conselho Superior de Polícia Penal para o biênio 2025/2027

Na tarde desta quarta-feira, Alissandro Airton Monteiro e Lucas de Mattos Gaspar tomaram posse como membros do Conselho Superior de Polícia Penal (CSPP), que terá mandato de 2025 a 2027. A cerimônia foi realizada na sede da Secretaria de Justiça e Reintegração Social (Sejuri) e contou com a presença da secretária Daniele Amorim Silva, do secretário-adjunto, Leandro Melo, do diretor do Departamento da Polícia Penal, Maicon Ronald Alves, e entre outros servidores da instituição.

Alissandro Airton Monteiro é Policial Penal desde 2015 e possui ampla experiência em áreas estratégicas do Departamento de Polícia Penal, incluindo Supervisão de Segurança, Chefia de Segurança, DOC, SEOP, GETED e, atualmente, na DSO. Atuou na criação de manuais operacionais, planos de contingência, diretrizes de atuação e iniciativas de valorização da categoria. É graduado em Administração, Logística, Gestão Pública e Segurança Pública, além de ter diversas pós-graduações. Entre suas propostas no Conselho estão a institucionalização de honrarias, a realização de cerimônias formais para transição de cargos e a modernização do Estatuto da Polícia Penal.

Foto: Jaqueline Noceti/Sejuri

Lucas de Mattos Gaspar, natural de Tubarão, ingressou como Agente Prisional em 2008. Possui formação em Técnico em Contabilidade, Bacharel em Direito e pós-graduação em Direito Penal e Gestão Pública. Ao longo da carreira como Policial Penal, atuou como Gerente de Revisões Criminais, Supervisor Penal e Coordenador Penal, em unidades de Blumenau, Brusque, Criciúma, Indaial, Itajaí e na Superintendência do Médio Vale do Itajaí.

Os dois policiais foram eleitos como representantes da categoria pelo período de dois anos, com possibilidade de recondução. A posse desses profissionais é de extrema importância para a categoria, pois garante representatividade ativa dos Policiais Penais nas decisões estratégicas da instituição. A atuação dos conselheiros eleitos fortalece a voz da classe e contribui para o desenvolvimento, valorização e aprimoramento das diretrizes da Polícia Penal em Santa Catarina.

Para a secretária de Justiça, Daniele Amorim Silva: “A posse de Alissandro e Lucas reforça o compromisso da Sejuri com a valorização dos Policiais Penais e garante que as decisões estratégicas do Conselho reflitam as necessidades e expectativas da categoria. Contamos com o trabalho desses representantes para fortalecer ainda mais nossa instituição.”

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support