SAP – Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa

Parceria entre SAP e OAB/SC amplia oferta de parlatório virtual no Sistema Prisional

A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) e a OAB/SC firmaram uma parceria nesta quarta-feira (18) que prevê a ampliação do Parlatório Virtual, importante ferramenta que viabiliza a conversa entre o advogado e o interno do sistema prisional. Implantado no Complexo Penitenciário de Itajaí, o projeto será estendido para Florianópolis, Joinville, Lages, Chapecó, Blumenau, Criciúma, São Cristóvão do Sul e São Pedro de Alcântara e deverá entrar em funcionamento dentro de 30 dias. Até o final do próximo ano, todas as unidades prisionais deverão ter parlatórios virtuais.
O Secretário da SAP, Leandro Lima, destacou a importância da parceria entre o sistema prisional e a OAB/SC. “É um privilégio poder ter uma relação aberta e transparente com a Seccional catarinense. Nossa meta é melhorar cada vez mais as salas da advocacia em todo o Estado, além do projeto de melhorias na comunicação e internet em todas as unidades prisionais”, contou.
No ato de assinatura, o presidente da OAB/SC, Rafael Horn, contou que para dar seguimento ao convênio de implantação do projeto nas demais unidades prisionais, a Seccional doou equipamentos. “Esse convênio é um fruto da nossa capacidade de diálogo com todos os setores da sociedade, em prol da defesa das nossas prerrogativas. Aqui estamos lutando pela garantia de trabalho para a advocacia, que tira dos seus honorários o sustento de suas famílias”, enfatizou Rafael Horn. O presidente da OAB/SC destacou ainda que a ferramenta é um meio para a manutenção do pleno exercício profissional da advocacia criminal, mesmo nesses tempos de crise. “Isso que estamos fazendo é uma revolução. A OAB Santa Catarina está revolucionando”, ressaltou.
Um dos articuladores para a viabilização do Parlatório Virtual no Estado, o Conselheiro Estadual da OAB/SC, Leonardo Pereima, explicou que a iniciativa dá agilidade ao cronograma e auxilia na prestação jurisdicional. “Traz melhorias para o sistema prisional catarinense e para a atuação da advocacia criminal”, disse.
O Gerente de Tecnologia da Informação, Rafael Espíndola Bittencourt, destacou que a SAP, por meio da Getin, está investindo na melhoria da infraestrutura e do sinal de internet para garantir a qualidade de comunicação nesse novo serviço.
WhatsApp Image 2021 08 18 at 16.44.15
Também participaram do ato, o Diretor do Deap, Vladecir Souza dos Santos, o Consultor Executivo da SAP, Jordani Pelisser, os Gerentes Regionais: Ranieri Ramos (Grande Florianópolis); Juliana Borges Medeiros (Sul); João Renato Schitter (Norte); Marta Regina Ambrósio (Vale do Itajaí); Wilton Lazarotto (Serra e Meio Oeste), Alecssandro Zani (Oeste), Cleverson Henrique Dreschler (Médio Vale), entre outros convidados.
No final da cerimônia o Secretário Leandro Lima entregou ao Presidente da OAB/SC, Rafael Horn produtos fabricados pelos internos das unidades prisionais catarinenses. O suco é produzido com uvas cultivadas por internos da Penitenciária da Região de Curitibanos e as máscaras descartáveis por apenados do Complexo Penitenciário de Chapecó.

WhatsApp Image 2021 08 18 at 16.44.14
*Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB/SC.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support