Penitenciária de Chapecó passa por pente-fino

Uma grande operação integrada de segurança prisional está realizada desde manhã desta quarta-feira, 11, na Penitenciária Agrícola de Chapecó. O objetivo da ação, coordenada pelo Departamento de Administração Prisional (Deap), é garantir a segurança da unidade prisional, seus reeducandos e servidores, em virtude das manifestações realizadas pelos presos desde a última semana. Além dos agentes penitenciários de Chapecó, foram convocados mais 40 agentes penitenciários da região para auxiliar na operação. A nutricionista da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, Crystiane Guedes, esteve na Penitenciária para verificar possíveis queixas dos reeducandos sobre a qualidade da alimentação e não encontrou nenhuma irregularidade no processo, desde a preparação, na nova cozinha industrial da unidade, à entrega das refeições aos presos. “Todas as refeições estão sendo servidas em marmitas térmicas, com qualidade e na mesma quantidade para todos os presos”, diz Crystiane. Ela lembra que a alimentação é preparada segundo um cardápio balanceado, cuidadosamente elaborado para todas as unidades prisionais do Estado. A Operação foi suspensa no início da noite e continuará ainda durante o dia de amanhã. Eventuais apreensões serão divulgadas ao final de todos os procedimentos. A situação no Complexo Penitenciário segue tranquila nesta noite e equipes do Deap permanecerão na Penitenciária Agrícola e no Presídio Regional durante esta semana, até que a situação esteja normalizada.