SEJURI – Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social

Plataforma i-Pen completa 15 anos e homenageia gestores do sistema nas unidades prisionais

A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) e o Departamento de Polícia Penal (DPP) têm atualmente um dos mais completos e fidedignos sistemas de dados do sistema prisional catarinense. Considerado modelo no país, o i-Pen, sistema desenvolvido por servidores do DPP está completando 15 anos.
Para marcar a data, a Superintendência de Informação, Dados e Estatística entregou bottons para os gestores do i-pen das unidades prisionais que diariamente alimentam o sistema. “É uma forma de reconhecimento e um estímulo para que, cada vez mais, nossos servidores contribuam não apenas com a inserção de dados mas com propostas de melhorias que atendam as necessidades do sistema e das unidades prisionais”, observou o Policial Penal Rubens Ramos, Superintendente de Informação, Dados e Estatística. Ao todo, 65 servidores receberam a homenagem.

Todas as informações relevantes são registradas no i-Pen, desde o número de internos numa unidade prisional até a movimentação do apenado como o número de vezes que recebeu atendimento médico, jurídico, processos a que responde, entre outras informações. Desta forma é possível termos um panorama do sistema prisional em tempo real. “Essas informações são fundamentais para a tomada de decisão, pois no sistema prisional é preciso ser rápido e assertivo”, assinalou Rubens Ramos.

Vinculado ao Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), o i-Pen é também uma ferramenta indispensável ao Poder Judiciário, pois permite que magistrados e servidores tenham acesso à plataforma que contem informações sobre ocupação das unidades e o Boletim Penal Informativo dos apenados “O acesso ao i-PEN, em especial ao Boletim Penal Informativo, provocou reflexos positivos no andamento processual, uma vez que eliminou, por exemplo, a expedição de ofícios à unidade prisional, reduzindo consideravelmente o tempo de análise dos pedidos de concessão de benefícios”, assinalou o Superintendente do i-Pen, Rubens Ramos. “Estamos convictos de que valeu cada segundo de dedicação ao i-Pen por parte de todos os colaboradores do sistema prisional de Santa Catarina. Já alcançamos algumas metas e ainda temos muito a conquistar, concluiu.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support