Programa de Apoio aos Servidores da SAP destaca importância do Setembro Amarelo
Pela natureza da ocupação, o ambiente de trabalho nos estabelecimentos prisionais e de internação de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas favorece o contato com fatores de risco potencialmente estressantes, acarreta sobrecarga física e emocional, provocando desgaste e sofrimento psíquico.
O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano na SAP. Neste ano, a campanha Setembro Amarelo tem como lema “Se precisar, peça ajuda!” e diversas ações de sensibilização e conscientização sobre o tema estão sendo desenvolvidas nas regionais da Secretaria da Administração Prisional e Socioeducativa.
“Nesse sentido é fundamental o trabalho do Programa de Apoio aos Servidores (PAS) da SAP que se destina ao atendimento psicossocial de todos os funcionários que atuam nos sistemas prisional e socioeducativo catarinenses”, ressaltou o secretário da SAP, Carlos Alves.
De acordo com a secretária adjunta, Joana Mahfuz Vinici, não apenas neste mês de setembro, mas durante todo o ano é preciso trabalhar ativamente na conscientização do combate ao suicídio. “Nossa intenção é intensificar esforços na prevenção efetiva às circunstâncias que podem levar ao suicídio, pois esta é uma emergência médica e pode ser evitada por meio de tratamento multidisciplinar adequado”, afirmou a secretária.
Os números acerca do tema no Brasil são alarmantes e o apoio e atendimento são fundamentais ao indivíduo em situação de risco. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. Entre 2010 e 2019, ocorreram no Brasil 112.230 mil mortes por suicídio. Houve um aumento de 43% nos casos registrados.
Neste cenário o trabalho desenvolvido pelo PAS é fundamental dentro da SAP, oferecendo ao servidor atendimento psicológico individual e familiar, orientações e encaminhamentos realizados por técnicos especializados, acompanhamento indireto em internação psiquiátrica e/ou hospital geral; apoio aos servidores rendidos em eventos como rebeliões ou em casos de dependência química de álcool e outras drogas, além de apoio social e psicológico em situações de funeral.
Vale lembrar que todos os contatos e atendimentos são mantidos em sigilo. Mais informações ao servidor podem ser acessadas pelos contatos do PAS pelos telefones (48) 99117-8996 e (48) 3664-5887 ou no e-mail psicologiapas@sap.sc.gov.br