SAP – Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa

Projeto de reinserção das internas do semiaberto recebe menção honrosa da Ajufe

O Projeto Reconstruindo Caminhos, parceria entre a Secretaria de Justiça e Cidadania e a Justiça Federal de Santa Catarina(JFSC), recebeu uma menção honrosa do 1º Prêmio Equidade de Gênero no Sistema de Justiça, concedido pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe). O projeto visa a reinserção social de mulheres que cumprem pena em regime semiaberto no Presídio Feminino de Florianópolis, por meio do trabalho de higienização e digitalização de processos antigos da Justiça Federal de Santa Catarina. O prêmio será entregue na segunda-feira (1).

O projeto é desenvolvido desde agosto de 2018 e emprega atualmente cinco internas. Elas trabalham seis horas por dia, junto ao Núcleo de Documentação da JFSC, e recebem um salário mínimo por mês, com retenção de 25% para o fundo da Penitenciária da Capital. Desde o início, o projeto contemplou nove mulheres, das quais quatro já passaram para o regime aberto. Cerca de 6,7 mil processos, o que corresponde a mais de 3,2 milhões de páginas, foram convertidas para o sistema eletrônico.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support