Secretaria da Justiça participa de treinamento para integração de informação penitenciária com o Depen
O Gerente Tecnologia da Informação e Governança Eletrônica da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC), Rodrigo Hammerschmidt e o Coordenador de Sistemas e Estatística do Departamento de Administração Prisional (DEAP), Rubens Ramos, participaram na quarta-feira, 22, do primeiro treinamento na região Sul para integração de informações estaduais com o Sistema de Informação do Departamento Penitenciário Nacional (Sisdepen) promovido pela Serpro.
Profissionais do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul participaram do evento promovido pela empresa na regional da empresa em Porto Alegre. Os três estados possuem sistemas de informação penitenciária próprios e receberam orientação técnica para facilitar a integração de seus sistemas locais ao sistema nacional, que o Serpro vem desenvolvendo para o Departamento Penitenciário (Depen).
O chefe da Assessoria de Informações Estratégicas da Depen, Marcello Paiva de Mello, também esteve presente ao evento. De acordo com ele, a integração de informações de todos os estados permitirá, pela primeira vez, que seja emitido um relatório muito preciso sobre as cerca de 1500 unidades prisionais que existem no país. O primeiro relatório deverá se emitido no próximo dia 20 de abril.
O Sisdepen é uma solução web que tem o objetivo de garantir o mapeamento do sistema penitenciário brasileiro e centralizar as informações sobre a população carcerária e unidades prisionais, permitindo localizar e quantificar as pessoas sob custódia no país. A solução também oferecerá informações processuais de execução penal de cada preso, o que será possível com a integração ao Sistema Eletrônico de Execução Unificada (SEEU), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).