Superintendência Psicossocial e Saúde do Dease divulga calendário da saúde para o mês de maio
CALENDARIO MÊS DE MAIO
04 – Dia mundial de combate a Asma;
05 – Dia nacional sobre o uso racional de Medicamentos;
08 – Dia mundial do câncer de Ovário;
10 – Dia mundial do Lúpus;
12 – Dia internacional da Enfermagem;
19 – Dia nacional de combate à Cefaleia;
29 – Dia mundial da Saúde Digestiva;
26 – Dia mundial sem Tabaco.
MAIO ROXO – Mês da Saúde Digestiva:
A data foi instituída pela Organização Mundial de Saúde de Gastroenterologia para mobilizar e orientar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças do aparelho digestivo.
De acordo com a Organização, 20% da população global sofrem com algum tipo de problema intestinal e 90% das pessoas não procuram orientações médicas, recorrem à automedicação ou não fazem nada para resolver o problema.
O microbioma ou microbiota intestinal (MI) contém dezenas de trilhões de microrganismos e mais de 1.000 espécies conhecidas de bactérias com importantes funções no corpo humano. Elas atuam na absorção de nutrientes e medicamentos, além da síntese de vitaminas, como B12 e K. Ela também modula o sistema endócrino e com isso acaba influenciando o metabolismo do indivíduo.
Os sintomas mais comuns de doenças do aparelho digestório são náuseas, empachamento, azia, retorno do alimento e ou ácido gástrico, diarreia e/ou constipação e dor abdominal. Mas outros sintomas como tosse seca, dor no peito, sinusite, asma, dor de cabeça, déficit de atenção e lesões na pele, que aparentemente podem indicar outro tipo de doença, também são sintomas de problemas digestivos.
As doenças dessa região, geralmente, estão relacionadas a alguns hábitos adquiridos ao longo da vida. Alimentação inadequada, sedentarismo, tabagismo, estresse, entre vários outros problemas, são responsáveis por muitos transtornos. Portanto, a prevenção é a melhor maneira de diminuir os índices de complicações na saúde digestiva.
O diagnóstico precoce é a melhor forma para curar e evitar complicações de qualquer doença. Ao sentir qualquer sintoma, o recomendado é procurar um médico imediatamente e evitar a automedicação. Irritações frequentes no estômago, dores de barriga, alterações significativas nas fezes, diarreia e, até mesmo, o mau hálito ou alterações na boca sem motivo aparente, merecem atenção.
Dia mundial de combate a Asma:
A asma, também conhecida como “bronquite asmática” ou como “bronquite alérgica”, é uma doença que acomete os pulmões e causa uma inflamação crônica dos brônquios.
Ela se caracteriza por um processo que afeta o organismo e não somente as vias aéreas inferiores, que aumentam a produção de secreções e prejudicam a passagem de ar. O asmático tem tosse frequente, prolongada, geralmente durante a noite, nem sempre com catarro, chiado, cansaço, opressão no peito com dificuldade para respirar. Esses sintomas podem aparecer juntos ou ocorrer isoladamente. A existência de tosse crônica ou falta de ar ao praticar exercícios físicos podem ser sintomas de asma.
A asma pode ser causada por vários fatores como poeira, mofo, viroses, fumaças, cheiros fortes, esforço físico, aspectos emocionais entre outros. O tratamento baseia-se nas medidas de higiene do ambiente, uso de medicamentos e vacinas para alergia.
Dia nacional do uso Racional de Medicamentos:
A data foi criada para alertar a população quanto aos riscos à saúde causados pela automedicação. O objetivo é ressaltar o papel do uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios. A
automedicação traz riscos à saúde, pois a ingestão de substâncias de forma inadequada pode causar reações como dependência, intoxicação e até a morte. As discussões em torno do tema ainda reforçam a importância de utilizar os medicamentos corretamente e fazer o descarte adequado.
Antes de usar qualquer medicamente deve-se observar o seguinte:
– Segurança no uso: caso se sinta mal ou suspeite de reações Adversas a medicamentos, procure auxílio de um médico, farmacêutico ou da equipe de saúde;
– Utilização correta use seus medicamentos na dose prescrita, nos horários corretos, pelo tempo indicado e de forma adequada;
– Evitar a automedicação, utilizar medicamentos por conta própria ou sem indicação de um profissional de saúde pode ser perigoso;
– Descarte e armazenamento: descartar os medicamentos em coletores próprios, não utilize remédios vencidos, evite guardar em lugares quentes e úmidos.
Lembre-se, esclareça sempre suas dúvidas sobre como utilizar seus medicamentos, procure sempre ajuda do médico, do farmacêutico ou da equipe de saúde.
Dia mundial do Câncer de Ovário:
O câncer de ovário é o terceiro câncer ginecológico mais comum na mulher, atrás somente do câncer de mama e do câncer de colo de útero. Apesar de ser o terceiro mais comum, é o mais letal dentre todos eles, por ser um câncer silencioso e que costuma ser diagnosticado tardiamente em mais de 75% dos casos. Por isso, reconhecer seus fatores de risco e sintomas é fundamental para que haja uma investigação em momento adequado.
Visto que os sinais e sintomas são muito inespecíficos ou até mesmo ausentes em boa parte dos casos, é importante que você dê atenção especial aos fatores de risco abaixo:
– Idade: acima de 50 anos;
– Fatores reprodutivos: infertilidade, primeira menstruação antes dos 12 anos, menopausa após os 52 anos;
– Fatores ginecológicos: endometriose, síndrome dos ovários policísticos, utilização de DIU (dispositivo intrauterino) terapia de reposição hormonal;
– História familiar: presença de cânceres específicos na família, como o câncer de ovário, uterino, colorretal e o de mama;
– Fatores genéticos: mutações específicas (BRCA 1, BRCA 2, Síndrome de Lynch);
– Excesso de peso corporal;
– Tabagismo.
Dia mundial do Lúpus:
Lúpus é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune (o próprio organismo ataca órgãos e tecidos). São conhecidos dois tipos principais de lúpus: o cutâneo, que se manifesta apenas com manchas na pele (geralmente avermelhadas ou eritematosas e daí o nome lúpus eritematoso), principalmente nas áreas que ficam expostas à luz solar (rosto, orelhas, colo e nos braços) e o sistema, no qual um ou mais órgãos internos são acometidos.
Os principais sintomas do lúpus são as lesões na pele, dor e inchaço nas articulações, inflamação de pleura ou pericárdio, inflamação nos rins, alterações sanguíneas, inflamação de pequenos vasos, febre sem ter infecções, manifestações nos olhos, aumento do fígado, baço e gânglios também podem ocorrer em fase ativa da doença.
O tratamento do LES depende da manifestação apresentada por cada um dos pacientes, portanto, deve ser individualizado. Seu objetivo é permitir o controle da atividade da doença, a minimização dos efeitos colaterais dos medicamentos e uma boa qualidade de vida aos seus portadores.
Dia internacional da Enfermagem:
O Conselho Internacional da Enfermagem (ICN) definiu como temas do dia internacional da categoria em 2022, “Enfermagem: Uma voz para Liderar – Investimento na Enfermagem e Respeito aos seus direitos para garantir a saúde global”.
O ICN também lançou um compilado de estudos de caso para mostrar o alcance do trabalho e a inovação que a categoria realiza todos os dias, no contexto da pandemia e no de outros males. Do nascimento à morte, de doenças não comunicáveis a infecciosas, condições mentais e males crônicos, em hospitais, comunidades terapêuticas e casas de repouso, a enfermagem proporciona cuidado holístico acessível, dentro da realidade econômica e com foco no paciente a todos.
Dia mundial sem Tabaco:
A ideia é aumentar a conscientização sobre o impacto negativo que o uso do tabaco e a exposição ao fumo passivo exercem sobre a saúde pulmonar, do câncer de pulmão às doenças respiratórias crônicas como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (que inclui bronquite e enfisema). Além disso, a data alerta sobre tabaco fumado que, em qualquer de suas formas, é responsável por até 90% de todos os cânceres de pulmão, e sobre o papel fundamental que os pulmões desempenham na saúde e no bem-estar de todas as pessoas.
A campanha chama atenção também para a ligação entre tabaco e doenças cardiovasculares, incluindo acidente vascular cerebral, que combinadas são as principais causas de morte do mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 7 milhões de pessoas morrem anualmente pelo tabagismo e, destas, 900 mil são vitimas de fumo passivo.
O tabagismo é uma doença causada pela dependência física à nicotina. A substância encontrada nos derivados de tabaco age no aumento da contração dos vasos sanguíneos, acelerando a frequência cardíaca e aumentando a pressão arterial, o que pode levar à isquemia (suspensão da circulação do sangue) e ao infarto agudo do miocárdio. Já o monóxido de carbono produzido por meio da queima do cigarro, causa diminuição da oferta de oxigênio ao coração, levando também à isquemia, privando alguns órgãos do oxigênio, causando deficiência na oxigenação dos tecidos, podemos assim ocasionar doenças como a aterosclerose. Dessa forma, a junção da nicotina com o monóxido de carbono pode provocar diversas doenças cardiovasculares.