UPA de Barra Velha é inaugurada e começa a receber presos de delegacia de polícia

O governador Leonel Pavan, acompanhado dos secretários de Segurança Pública (André Luis Mendes da Silveira) e Justiça e Cidadania (Justiniano Pedroso), inaugurou na manhã de hoje (03/05) a Unidade Prisional Avançada (UPA) de Barra Velha. O governo do Estado investiu R$ 2.458.742,63, recursos do Fundo de Melhorias da Segurança pública. A UPA está localizada próximo da rua Paraná, no km 84 da BR-101 (perto do viaduto do Posto Maiochi). A infraestrutura da UPA é composta de celas pré-moldadas, com capacidade para oito detentos cada. Toda a construção conta com parte elétrica e hidrossanitária e as celas são produzidas pelo sistema de concreto reforçado com fibra de vidro, além de dois ambientes para banho de sol dos apenados. A UPA de Barra Velha tem capacidade para abrigar 76 internos. O sistema de acesso às galerias é o mesmo utilizado na Penitenciária Sul, onde o agente penitenciário não tem contato com os presos. Toda a movimentação é feita por passarelas. A (UPA) foi construída numa área de 773 m². Em seu discurso, o secretário lembrou da necessidade de se investir em unidades prisionais pequenas e que se localizem próximas aos familiares dos presos. Ele acredita que, até o final desta semana, os 35 presos que estão nas carceragens da DP de Barra Velha sejam transferidos para a nova unidade prisional. Disse, ainda, que até junho mais 404 vagas serão ativadas. “Além de Barra Velha iremos entregar, em breve, as novas unidades de Itapema e São Francisco do Sul, além da ampliação do presídio regional de Joinville. Juntos, elas somam mais de 400 vagas. Talvez não sejam suficientes para resolver o problema da superlotação, mas irá amenizar a situação”, explicou. Já o secretário Justiniano Pedroso destacou os investimentos feitos de 2003 até hoje no sistema prisional. Lembrou, por exemplo, que o número de vagas nas prisões subiu de 4 mil, em 2003, para 7,5 mil vagas em 2009. E a previsão é de que até o final de 2010 sejam 9 mil vagas no sistema prisional. Falou também sobre o aumento de efetivo na carreira de agentes penitenciários, que triplicou em sete anos de governo “Eram 600 em 2003, e hoje, com a nova turma que se forma em 21 de maio, Santa Catarina conta com o efetivo de 1,8 mil agentes penitenciários.”