OficinaMalharia 2808 01

Com o objetivo de transformar as instituições prisionais de Santa Catarina em centros de desenvolvimento de atividades laborais para os apenados, a Penitenciária de Florianópolis deu mais um passo nessa direção com a inauguração da Oficina de Malharia. Esse projeto, fruto da colaboração entre a administração da unidade prisional, a Vara de Execuções Penais (VEP) da Comarca da Capital de Florianópolis e o Conselho da Comunidade, visa disponibilizar até 70 novas oportunidades para atividades laborais no local, destacado como uma ferramenta central de ressocialização pelo Governo do Estado. Os recursos para a implementação da oficina foi disponibilizado pela VEP por intermédio do Conselho da Comunidade.

"Na Penitenciária de Florianópolis, temos investido em melhorias significativas na infraestrutura da unidade, buscando tanto proporcionar um ambiente de trabalho mais adequado para os servidores quanto desenvolver projetos que capacitem e aprimorem as habilidades dos detentos", declarou Max Orth, diretor penitenciário.

Importante mencionar que os recursos provenientes das atividades da Oficina de Malharia serão destinados ao Fundo Rotativo, o que além de proporcionar remuneração aos detentos e contribuir para suas remições de pena, esses recursos também serão investidos em melhorias na infraestrutura prisional.

Muitos dos projetos implementados na unidade foram realizados pelas parcerias e colaborações com diversas instituições, incluindo a Prefeitura Municipal de Florianópolis, a Vara de Execução Penal, a OAB, a Secretaria de Estado da Educação e o Conselho da Comunidade.

Em breve, serão anunciados outros processos de seleção pública que disponibilizarão mais 145 vagas adicionais por meio de novas oficinas, direcionadas a parceiros da iniciativa privada. Isso resultará em benefícios diretos para 130 detentos em regime fechado e 15 em regime semiaberto.

OficinaMalharia 2808 02

Estiveram presentes no evento da juíza da Vara de Execução Penal da Comarca da Capital, Dra. Paula Botke e Silva; a vice-presidente da Comissão de Assuntos Prisionais da OAB/SC, Bruna dos Anjos; a defensora pública, Caroline Köhler Teixeira; o Secretário Municipal de Segurança e Ordem Pública, Coronel Araujo Gomes; a presidente do Conselho da Comunidade, Elisangela Schappo Muniz, o diretor-geral do DPP, Leo Feliciano; o coordenador de Trabalho e Renda do DPP, Altino de Farias; os superintendente regionais Alexander Carvalho de Almeida (SR01), Hélio Damian Filho (SR02) e Maurici Pereira (SR07), além de demais policiais penais de unidades prisionais da região.