DOC 3008

A utilização de cães em operações militares desempenha um papel crucial, uma vez que esses animais possuem a habilidade de localizar vítimas em estruturas colapsadas, detectar substâncias entorpecentes com extrema destreza, e lidar com diversas outras situações que os tornam componentes essenciais em operações. Dentro deste contexto, o Estágio de Condutor de Cães de Guerra, promovido pela Força Aérea Brasileira na Base Aérea de Florianópolis, oferece uma excelente oportunidade para o aprimoramento das capacidades das forças de segurança pública no âmbito da cinotecnia.

Recentemente, o policial penal Bruno Martins Moritz, da Divisão de Operações com Cães do Departamento de Polícia Penal (DOC/DPP), concluiu com sucesso o estágio ministrado pelo Grupo de Segurança e Defesa da FAB em Florianópolis após 21 dias de aprendizado.

Ao longo do programa de formação, os participantes recebem instruções abrangendo diversos tópicos, como rastreamento de substâncias entorpecentes e explosivas, técnicas de guarda e proteção, identificação de substâncias ilícitas, conhecimentos básicos de medicina veterinária, entre outros. Os recém-formados condutores de cães ficam devidamente preparados para atuar em uma variedade de atividades, incluindo operações de detecção em áreas de alojamento, varreduras em prisões em todo o território nacional, bem como intervenções em situações de distúrbios.