SAP – Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa

Atividade Laboral com hortifrutigranjeiros de SC é destaque em publicação nacional da SENAPPEN

manual

Na 2ª. Edição da Coletânea de Boas Práticas da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), o projeto Produção e Comercialização de Produtos Hortifrutigranjeiros, realizado no Complexo Penitenciário de Chapecó, foi o destaque de Santa Catarina na publicação que evidencia o valor social do trabalho no panorama atual dos sistemas prisionais do Brasil.

O projeto agrícola produz e comercializa hortifrutigranjeiros para atender as demandas dos reeducandos das unidades de Chapecó, além de servidores, visitantes, familiares dos reeducandos e comércio local.

A gestão penal buscou consolidar o projeto junto ao Poder Executivo e Legislativo local com a viabilização e aprovação de Lei que autorizou o Poder Executivo Municipal a adquirir os produtos no percentual de até 10% do consumo do município, utilizados para o atendimento da Rede Sócio-Assistencial e dos Programas de Segurança Alimentar e Nutricional do município de Chapecó.

Entre os principais benefícios diretos do projeto estão o aumento da arrecadação da unidade prisional por meio do Fundo Rotativo, aumento do índice de reeducandos trabalhando, redução de incidentes disciplinares, capacitação e aperfeiçoamento da atividade laboral, remuneração, remição da pena e também, a contribuição para a ressocialização dos reeducandos.

manual3

Segundo o Sistema de Dados da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SISDEPEN), temos hoje em todo o Brasil 169.025 pessoas privadas de liberdade em atividades laborais, o que significa 20,35% da população privada de liberdade. Em Santa Catarina são cerca de 24.600 pessoas, das quais 7.900 trabalham, representando cerca de 32% desta população, sendo que a meta do Estado é encerrar 2023 com 10.000 reeducandos trabalhando.

Na sociedade brasileira, na qual considerável número de pessoas sobrevivem por meio de trabalho informal ou estão desempregadas, proporcionar oportunidades de trabalho e renda às pessoas privadas de liberdade é um grande desafio e oportunidade de sucesso na reinserção social.

manualcapa

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support