SAP – Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa

Complexo Penitenciário do Estado ganha mais vagas de trabalho e nova ala de visitantes

Na manhã desta quinta-feira, 03, um novo convênio que oferece vagas de trabalho aos apenados foi assinado em São Pedro de Alcântara. Durante uma solenidade ocorrida nas dependências da Penitenciária, representantes da empresa C-Pack Creative Packaging, que produz embalagens plásticas para grandes clientes nacionais e internacionais, assinaram o convênio com a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania. A empresa empregará 18 reeducandos que trabalharão na revisão de trabalhos manuais dos produtos da empresa. Todos os reeducandos empregados receberão da empresa um salário mínimo, nos termos do convênio.

cpack04Atualmente, o Complexo Penitenciário do Estado (Cope) emprega aproximadamente 350 presos, que trabalham em 06 empresas instaladas dentro da unidade. Nos próximos meses a penitenciária receberá oito novas oficinas de trabalho, oportunizando a entrada de novas empresas e oferta de trabalho remunerado para mais de 50 % dos presos da unidade.

cpack02Durante a solenidade houve ainda a posse do novo Gerente de Apoio Operacional do Complexo. Hilberto Antônio Vieira Junior, agente penitenciário que gerenciava o Presídio Regional de Itajaí, assumiu o novo cargo nesta manhã no lugar do também agente penitenciário Robson Fernandes.

 cpack03Após a assinatura do convênio, houve a inauguração da nova ala de visitantes do Complexo. O projeto contempla uma reestruturação da recepção das visitas dos reeducandos, desde um novo percurso com cobertura para dias chuvosos, sala de espera na casa da revista e um novo espaço para os visitantes em ambiente totalmente remodelado com televisão, fraldário e banheiro para deficientes físicos.

“Já é bastante penoso para uma mãe entrar numa unidade prisional para visitar um filho. Não podemos permitir que a pena do preso se transfira aos seus familiares. Oferecer um espaço mais digno para as visitas minimiza esse impacto negativo que se tem de uma unidade prisional”, lembra Edemir Alexandre Camargo Neto, Diretor do Complexo Penitenciário.

O Diretor do Deap, Leandro Antonio Soares Lima, elogiou o trabalho da nova direção do Cope. “Temos visto grandes mudanças estruturais e administrativas desde a posse do Alexandre. Em apenas um ano a Penitenciária de São Pedro de Alcântara está deixando o estigma de uma unidade problema e se transformando em uma Penitenciária de referência no Brasil”, concluiu Lima.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support