Operação integrada prende um dos principais traficantes do Estado em Itajaí
Uma grande ofensiva contra o crime organizado foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (12/01), em Itajaí, culminando na prisão de André Luiz Miranda do Nascimento, conhecido como “Pesão”, apontado como um dos principais traficantes em atuação no Estado.
A operação conjunta da Polícia Penal de Santa Catarina e o Ministério Público através do GAECO mobilizou uma forte atuação integrada entre a Recap – Núcleo de Busca e Recaptura, o GTI – Grupo Tático de Intervenção, o NOT – Núcleo de Operações Táticas de Itajaí, a UME – Unidade de Monitoramento Eletrônico, a DINF – Diretoria de Inteligência e o GAECO, evidenciando a eficiência do trabalho conjunto das forças de segurança no enfrentamento direto às organizações criminosas.
Com 14 policiais penais empregados na ação, a Polícia Penal de Santa Catarina teve papel decisivo na execução da operação, reafirmando sua capacidade técnica, operacional e estratégica no cumprimento de decisões judiciais de alta complexidade e risco.
O investigado havia obtido, durante o recesso do Judiciário, uma decisão em regime de plantão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) que autorizava a prisão domiciliar, fundamentada em alegações relacionadas ao seu estado de saúde, em razão de uma doença de pele crônica (erisipela).
Entretanto, em nova decisão proferida nesta segunda-feira, o TRF4 reconsiderou o entendimento anterior, indeferiu o pedido liminar de habeas corpus e determinou o imediato recolhimento do paciente à unidade prisional, onde seguirá recebendo atendimento pela equipe de saúde.
André Luiz Miranda do Nascimento foi localizado e preso em Itajaí, e retornará à Penitenciária Federal de Porto Velho, onde permanecerá custodiado.
A ação reforça a força do Estado, a integração entre as instituições e o compromisso inegociável com a segurança da sociedade, demonstrando que o combate ao crime organizado é permanente, coordenado e eficaz.
