SEJURI marca presença no 2º Encontro Nacional de Alta Gestão nas Políticas Penais, em Brasília
A Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social (SEJURI) participa, nesta quinta-feira (27), do 2º Encontro Nacional de Alta Gestão nas Políticas Penais, realizado no auditório Ministro Mozart Victor Russomano, no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Representaram Santa Catarina a secretária de Justiça e Reintegração Social, Danielle Amorim, e o diretor-geral da Polícia Penal, Maicon Alves.
Promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), o encontro reuniu autoridades do Executivo, integrantes do Sistema de Justiça, órgãos de controle e especialistas do setor para debater caminhos para o avanço das políticas penais no país.

Entre os principais temas discutidos, ganhou destaque a definição de estratégias de financiamento para a execução do Plano Pena Justa, além de debates sobre modernização do sistema prisional, fortalecimento da gestão e ampliação de ações de ressocialização. As mesas temáticas abordaram formas de alinhar os instrumentos de planejamento público às ações previstas no plano e também discutiram possibilidades de fomento complementar, por meio do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), do BNDES e de outras fontes de financiamento.
A participação da SEJURI reforça o compromisso de Santa Catarina com a construção de um sistema prisional mais eficiente e orientado pela gestão qualificada — pilares essenciais para a reintegração social e para o fortalecimento da Segurança Pública.

O evento contou ainda com a presença de magistrados, entre eles o juiz Caio Berardo, coordenador do GMF, demonstrando a importância da integração entre os poderes na formulação de políticas penais eficazes e sustentáveis.
