Experiência de sucesso na implantação da PNAISARI no CASEP de Concórdia
Levante. Ande. Siga em frente. Vire a página ou, se achar melhor, comece um novo livro.
É assim que o CASEP de Concórdia, SC, trabalha com os adolescentes que cumprem medida socioeducativa e, graças a essa metodologia, no dia 17 de julho a Unidade pôde apresentar um caso de sucesso no evento realizado pelo DEASE no Auditório do Ministério Público de Santa Catarina: A implantação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei.
A concretização da PNAISARI que entende a saúde a partir de um conceito ampliado, alcançando todos os níveis do ser fez com que a unidade acreditasse que o desenvolvimento de atividades, a valorização dos socioeducandos e a criação de oportunidades de recomeço são peças fundamentais para que o adolescente mantenha sua saúde em dia e de maneira adequada.
Por isso o CASEP de Concórdia atualmente conta com diversos projetos que, articulados com uma rede de entidades e profissionais, melhoram o dia-a-dia dos socioeducandos. São eles: Projeto Horta, Pássaros, Biblioteca, Artesanatos, Educação e Saúde, Desenvolvimento Espiritual, Convivência Familiar e Profissionalização. E para a implantação da PNAISARI em Concórdia, estão envolvidos: profissionais do CASEP, administração da ONG ACRIF, Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Unidade Básica de Saúde do bairro dos Estados, Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), empresas privadas locais, voluntários, Secretarias Estadual e Municipal de Educação e também o DEASE, por incentivar e articular a política da PNAISARI dentro e fora da unidade socioeducativa.
Assim, o CASEP de Concórdia entende que presta atendimento socioeducativo em sentido mais amplo, auxiliando o adolescente na construção do seu projeto de vida, aprimorando suas potencialidades, sua saúde e seu protagonismo social como ser construtor da sua própria história.