Governo do Estado celebra Parceria Laboral entre a SEJURI e a indústria de confecções Ogochi
![](https://sap.sc.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/SOLENIDADE-PENITENCIARIA-OGOCHI-184-scaled.jpg)
Nesta última quinta-feira (06), em um evento na Penitenciária Regional de Curitibanos, o Governo Estado, através da Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social, celebrou a Parceria Laboral com a indústria de confecções Ogochi.
Em Curitibanos, a empresa possui uma área de 1077m², que oferece 150 vagas de trabalho. Na unidade de São Cristóvão, são duas áreas de 600m², com previsão de 300 internos trabalhando ao término da obra.
A empresa Ogochi possui 5 termos de Parceria Laboral assinados com a SEJURI. Os internos trabalham nas penitenciárias de Itajaí, de São Cristóvão com Sul, Agrícola de Chapecó, de Criciúma e da Região de Curitibanos. A empresa é destaque no país em número de vagas disponibilizadas.
O secretário da SEJURI Carlos Alves ressaltou o trabalho realizado pelos policiais penais. “Muito importante essas parcerias, agradecemos aos empresários por acreditarem em nosso sistema prisional. Os prefeitos também, por aceitarem muitas vezes uma unidade prisional, mas eu não posso deixar de lembrar e fazer minha referência aos policiais penais. Esses são os verdadeiros heróis da cena, do nosso sistema que é referência”.
Com mais de três décadas de trajetória no Brasil, com foco no mercado de moda masculina, a Ogochi conta com unidades em 10 municípios de Santa Catarina, com mais de 50mil m² de área construída e capacidade produtiva de mais de 80mil peças por dia.
Santa Catarina tem 8.642 detentos em alguma atividade laboral. O número representa aproximadamente 32% da população privada de liberdade, número acima da média nacional, que é de 19%. Os dados têm o Estado como destaque nacional. Avançamos de uma média de 6500 presos trabalhando em 2023 para uma média de quase 7500 presos no final de 2024.
“Hoje, com o apoio dos empresários que apoiam esses projetos e se comprometem a fazer grandes investimentos no sistema prisional, nós estamos conseguindo evoluir bastante. Nós temos, além dos mais de 180 convênios assinados, 55 parcerias com prefeituras de Santa Catarina, onde mais de 550 internos trabalham nas cidades. E essa ferramenta, além de beneficiar o sistema, também vai trazer um resultado para a vida da pessoa que está privada da liberdade” destacou o diretor-geral da Polícia Penal, Roberval D’Ávila Ferraz.
Fotos créditos: Jaison Lopes