SEJURI – Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social

II Encontro Catarinense de Educação e Espaços de Privação de Liberdade.

A segunda edição do Encontro Catarinense de Educação em Espaços de Privação de Liberdade será realizada de forma virtual nos dias 16 e 17 de junho de 2021. Um dos assuntos que serão discutidos no evento são os desafios da educação no sistema prisional em tempos de pandemia.

Os idealizadores do evento são a Secretaria de Estado da Educação (SED), Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) e em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O objetivo é debater a educação em tempos de pandemia, problematizando as práticas docentes e discentes nos espaços de privação de liberdade.

O evento terá sua transmissão ao vivo no canal do IFSC no Youtube e no perfil do Facebook do Câmpus Criciúma do IFSC, nas tardes de 16 e 17 de junho, a partir das 13h30.

A inscrição é gratuita e pode ser realizada diretamente na plataforma Even3 a partir do dia 20 de maio até o dia do evento. O encontro é aberto para professores, agentes de segurança, acadêmicos e comunidade em geral.

Confira abaixo a programação do evento:

Quarta-feira – 16/06

13h30: Apresentação cultural com a Banda da Penitenciária Industrial de Joinville e Abertura do Evento.

14h15: Palestra “Educação de jovens e adultos privados de liberdade: uma análise das políticas de educação”, com Dr. Elionaldo Fernandes Julião.

15h00: Mesa redonda: “Educação para privados de liberdade em tempos de pandemia”.

Debatedores:

Ma. Beatris Clair Andrade; Ma. Vanusa Maria de Melo; Ma. Maria Sônia Vieira Lira; Esp. Giselle da Silva Cyrillo.

Mediador: Me. Cícero Santiago.

17h20: Apresentação cultural

Quinta-feira – 17/06

13h30: Apresentação de teatro com a peça “Estendemos nossas memórias ao Sol”.

A partir de uma oficina de teatro desenvolvida no Presídio Feminino de Florianópolis, com mulheres em situação de privação de liberdade, nasceu a peça “Estendemos nossas memórias ao sol”.

Num dia de chuva, uma criança se depara com o desaparecimento dos avós. Somos convidadas a traçar junto a ela um caminho de busca de (re) encontros. A fábula é entremeada com memórias das atrizes. Uma memória feita de água pode ser transformada numa carta, em um convite para lançar ao sol, para estender no pátio, no solo público que é (ou deveria ser) mundo.

14h10: Mesa-redonda – Experiências de práticas pedagógicas em espaços de privação de liberdade no contexto da pandemia da Covid-19.

Debatedores:

R.S.; Elaina Meira Hinckel; Nelca Figueiredo; Lilian Regina Zanelatto; Flávia Silva Pedro; Mariane Raquel de Souza.

Mediador: Max Dagostim de Mello.

16h30: Apresentação cultural de Flauta doce – Ressignificando Vidas com Música (Centro Socioeducativo Regional de Chapecó). Instrutor: Adelir Lino.

Lançamento dos livros “Apesar de tudo” (Viviane Lima) e “Tudo por hoje” (M. A.).

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support