SEJURI – Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social

Juiz gaúcho compartilha êxito de projeto de musicalização com adolescentes em conflito com a lei com servidores do DEASE

Nesta segunda-feira, ocorreu uma reunião na sede da Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), em Florianópolis, que promete trazer benefícios significativos ao sistema socioeducativo de Santa Catarina. O Juiz de Direito da Comarca de Passo Fundo/RS, Dalmir Franklin de Oliveira Júnior, reconhecido nacionalmente pelo seu projeto “Banda Liberdade”, no qual oferece oficinas e formação musical para jovens e adolescentes em conflito com a lei; discutiu seu projeto com os servidores do Departamento de Administração Socioeducativa (DEASE) e da SAP.

“A proposta é implementar um projeto-piloto em Santa Catarina seguindo os moldes bem-sucedidos do Dr. Dalmir Jr. Estamos estudando a aplicação desse projeto no Centro de Atendimento Socioeducativo Regional (CASER) de Criciúma, que já possui histórico de iniciativas de musicalização na unidade”, informou o psicólogo Thales Valim Angelo da Coordenação Técnica de Educação e Profissionalização (CTEP) do DEASE.

O projeto “Banda Liberdade” começou em 2008 com o psicopedagogo Isair Barbosa e o Magistrado Dalmir Franklin de Oliveira Júnior. A ideia era oferecer oficinas de música para adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa pela prática de atos infracionais graves, visando incentivá-los a afastarem-se da criminalidade por meio da arte.

Desde então, o projeto já beneficiou aproximadamente 700 adolescentes e jovens custodiados, tornando-se um sucesso reconhecido nacionalmente com a participação destes jovens em shows e gravações com bandas como O Rappa e Chimarruts, além de apresentações em diversos festivais de música, reportagens jornalísticas e programas de TV.

“Estou muito satisfeito com o interesse e a sensibilidade demonstrados pelos servidores do DEASE e da SAP em relação ao projeto. Ao longo dos anos, tivemos diversas experiências positivas, evidenciando que esses jovens em medidas socioeducativas podem ser transformados pela música e pela redefinição de seus papéis sociais”, declarou o juiz.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support