SAP – Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa

Oficina de culinária realizada no Casep de Curitibanos investe no aproveitamento integral da uva colhida na Unidade

Através da oficina de culinária, os socioeducandos do Casep de Curitibanos aprenderam diversas formas de aproveitamento da uva colhida no parreiral cultivado na própria Unidade.

Orientados pela instrutora Edna Goetten Vieira, os adolescentes participaram, primeiramente, na colheita das uvas utilizando uma técnica específica com alicates e uso de cestos. No processo eles também puderam saborear a fruta direto do pé.

Num segundo momento, seguiram para a cozinha da Unidade onde iniciaram com o preparo do suco integral. Este processo tem início com a higienização das uvas, que depois são batidas no liquidificador e o suco armazenado em garrafas de vidro.

Como a oficina ensinou o aproveitamento completo da uva, nada do processo foi perdido. Com a casca e sementes da uva, os socioeducandos aprenderam a fazer geleia que, depois de pronta, foi utilizada em uma deliciosa receita de rocambole.

Com o preparo de vários alimentos utilizando a uva de forma integral, os adolescentes aprenderam que é possível aproveitar 100% da fruta, evitando desperdício e aproveitando todos seus nutrientes.

A alimentação integral possui como princípio básico a diversidade de alimentos e a complementação de refeições, com o objetivo de diminuir os custos e proporcionar preparo rápido.

O objetivo da oficina é conscientizar os adolescentes, principalmente, para terem uma vida saudável com a preparação e fornecimento de refeições equilibradas em nutrientes.

Foto Casep Curitibanos uva 1

Foto Casep Curitibanos uva 2

Foto Casep Curitibanos uva 3

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support