SAP – Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa

Prefeitura valida construção de Penitenciária Industrial em Lages

SAP BOLETIM COVID 08 08 2020

O Secretário de Administração Prisional e Socioeducativa, Edemir Alexandre Camargo Neto, foi recebido pelo prefeito Antônio Ceron, na última quinta-feira (09), em Lages. Na oportunidade, foram tratadas questões relativas à construção da Penitenciária Industrial de Lages. A nova unidade será instalada numa área de 40 mil metros quadrados, com capacidade para atender 600 internos e será edificada no Morro das Pedras, Bairro Santo Clara, ao lado do Presídio Masculino de Lages.

O Governo do Estado fará a desapropriação do terreno e também vai destinar os recursos financeiros para viabilizar a construção. “Importante ressaltar que esta unidade será um equipamento de segurança pública com uma arquitetura prisional moderna que contempla também espaços para a instalação de empresas, o que gera vaga de trabalho para os internos, salas de aula para ensino formal e profissionalizante, além de ambulatório médico, odontológico, área de convivência, de visita, parlatório, entre outros espaços”, disse o Secretário da SAP, Edemir Alexandre Camargo Neto”.

O Prefeito Ceron ratificou o interesse do município em apoiar o projeto. “Os apenados têm direito a uma nova chance de reescreverem suas histórias. Eles têm família. Pais, esposa, filhos. O Poder Judiciário fez seu papel e, ao obedecerem às regras e respeitarem as normas internas e externas, estes homens terão o apoio do município para reingressarem na sociedade e exercitarem sua cidadania plena. A Prefeitura está de acordo com uma nova unidade prisional de respaldo completo para preparar estes homens a partir do certificado de uma formação escolar e uma profissão, pois aí começa o resgate da dignidade”, esclareceu Antonio Ceron.
O representante da Comissão dos Direitos Humanos da OAB/Lages, Afranio Camargo, destacou que o crescimento das cidades e os conflitos sociais “Há migrações, imigrações e os conflitos sociais são preocupações da OAB. Trabalhamos para a justiça social e defesa dos direitos de recomeço das pessoas”, observou.
Também participaram do encontro o Procurador-geral do Município, Elói Ampessan; o representante da OAB e da subseção de Lages, Gabriel Antunes; a advogada Larissa Sandri Wojcik; o presidente da Câmara de Vereadores, Jean Felipe de Souza; o diretor do Presídio Masculino de Lages, Gilberto Vieira dos Santos, o Procurador do Núcleo de Atendimento Jurídico aos Órgãos Setoriais e Seccionais do Sistema Administrativo de Serviços Jurídicos (NUAJ), Josevan Carmo da Cruz Junior, entre outras autoridades.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support