Presos de Itajaí iniciam curso de auxiliar de veterinário pelo Programa Reabilitação

Começou nesta terça-feira, 7 de maio, no Presídio de Itajaí, o curso de Auxiliar de Veterinário destinado a 10 internos do regime semiaberto. Com carga horária de 64 horas, a formação será realizada duas vezes por semana e integra o Programa Reabilitação — iniciativa que alia capacitação profissional e ressocialização de pessoas privadas de liberdade.
O objetivo do curso é qualificar os internos para o cuidado com os animais atendidos pelo próprio Programa Reabilitação, que desenvolve ações de proteção e bem-estar animal dentro da unidade. A prática com os pets amplia o aprendizado dos alunos e fortalece o vínculo com a responsabilidade e o cuidado.
A capacitação é oferecida por uma empresa de Cursos em PET, de Balneário Camboriú, especializada em formação profissional na área. A contratação do curso foi viabilizada por meio do Fundo Rotativo do presídio, que utiliza recursos provenientes das atividades laborais desenvolvidas pelos próprios internos.
Além de abrir portas para a inserção no mercado de trabalho, a ação reforça o compromisso com a ressocialização por meio da educação e da valorização das competências individuais.