SAP – Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa

Professores da Educação de Jovens e Adultos em Espaços de Privação de Liberdade Passam por Formação

A Secretaria de Estado da Educação (SED) realizou nos dias 29, 30 e 31 de outubro, no Hotel Cambirela, em Florianópolis, curso de formação continuada para 137 professores da Educação de Jovens e Adultos que atuam nos espaços de privação de liberdade de Santa Catarina, tendo como tema “Desafios e Possibilidades Pedagógicas”.

A formação teve o objetivo de trazer novas questões da prática e buscar compreendê-las sob o enfoque da teoria, permitindo a articulação de novos saberes e dialogando com os envolvidos na formação de adolescentes que cumprem medida socioeducativa, assim como dos jovens e adultos em privação de liberdade. 

Segundo a Gerente de Modalidades, Programas e Projetos Educacionais, Beatris Clair Andrade “realizar a oferta de formação continuada nessa área específica ultrapassa os objetivos institucionais de garantir o acesso à educação básica e se configura como a efetivação do papel social da educação em Santa Catarina ao promover a qualificação de professores, bem como a qualificação do processo de ensino aprendizagem”.

No programa da formação foram desenvolvidas cinco oficinas que propiciaram uma interação maior entre os participantes trazendo elementos para os professores aprimorarem a prática em sala de aula. Possibilidades metodológicas para a interação com mulheres encarceradas; Inéditos Viáveis: CEJA’s e IFSC construindo o Direito a Educação de Pessoas Privadas de Liberdade Projeto Leitura; Reflexões sobre a qualificação da Prática Pedagógica do Projeto Despertar pela Leitura: avanços e desafios; Possibilidades pedagógicas em ambientes socioeducativos; e Proteção Integral e Socioeducação: uma combinação Potente.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support