“Reciclando Ideias – Liberdade Através da Arte” Reúne Peças Produzidas por Adolescentes em Conflito com a Lei
Cerca de 40 peças de arte, produzidas por adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Casep de Tubarão, são as atrações da exposição “Reciclando ideias – liberdade através da arte”. A exibição ocorre no hall de entrada do Tribunal de Justiça de Santa Catarina até o dia 06 de maio do corrente ano.
A iniciativa do evento é resultado de uma parceria entre o Núcleo V – Direitos Humanos da Corregedoria-Geral da Justiça e o Departamento Administrativo Socioeducativo da Secretaria de Justiça e Cidadania.
A ideia da exposição surgiu no mês de novembro de 2018, em uma das periódicas inspeções que a Corregedoria faz nas 27 unidades socioeducativas de internação em todo o Estado. As peças foram produzidas por incentivo da pedagoga Rosimere Nunes Gonçalves Corrêa, do Casep de Tubarão.
O objetivo do evento é dar visibilidade à atividade, que serve como exemplo de perspectiva para esses jovens internos. “Os adolescentes estão descobrindo nas artes, como possibilidade de conhecerem a dignidade, a inserção na sociedade por meio do talento, não das drogas e da violência”, ressalta o juiz-corregedor do Núcleo, Rodrigo Tavares Martins.