SAP participa de Reunião Conjunta realizada pela Alesc que debateu sobre o fechamento dos Hospitais de Custódia
Nesta terça-feira (09), foi realizada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina uma Reunião Conjunta, que debateu sobre o fechamento dos Hospitais de Custódia. A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa esteve presente, representada pela secretária adjunta da SAP, Joana Mahfuz Vicini, pela diretora do DPP, Renata de Souza, o diretor-adjunto do DPP, Roberval D’Ávila Ferraz, e a diretora do HCTP, Danielle Amorim Silva. Policiais Penais também acompanharam o debate do plenário da Alesc.
Com objetivo de discutir a resolução publicada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina que todos os hospitais psiquiátricos de custódia do país sejam fechados até o dia 28 de agosto, a reunião contou com depoimentos de autoridades e especialistas na área.
“Destacar que a SAP vem cumprindo os prazos da resolução. Importante esse debate, trazer a realidade de Santa Catarina, tanto na assistência dos municípios, assistência de saúde mental, e do próprio Estado. Mostrar a realidade do nosso único Hospital de Custódia, que é sim referência nacional no atendimento, na parte assistencial e na questão da reintegração dessa pessoa, que foi considerada inapta ao convívio, pelas questões de saúde mental. Debater sobre a reintegração dessa pessoa gradativamente ao convívio social”, ressaltou a secretária adjunta da SAP, Joana Mahfuz Vicini.