SC apresenta boas práticas para policiais penais do Norte
As boas práticas implantadas no sistema prisional catarinense têm chamado a atenção dos operadores do sistema penitenciário de diversos estados brasileiros. Nesta semana, a SAP recebeu uma comitiva de policiais penais dos estados de Rondônia, Tocantins, Amapá, Acre, Pará, Roraima e um Policial Militar do Amazonas.
Na sede da SAP, o Secretário Leandro Lima, fez uma apresentação geral da estrutura da secretaria e destacou a importância do trabalho e do ensino para a reabilitação social e econômica dos internos. Outro ponto destacado pelo secretário foi a importância dos Fundos Rotativos para a gestão dos recursos oriundos do trabalho dos apenados. Cada apenado recebe um salário mínimo da empresa que o contrata. Deste total 25% retornam ao Fundo Rotativo como indenização e são totalmente investidos em melhorias nas unidades geradoras do recurso. Após o encontro, os visitantes conheceram as ações desenvolvidas nas áreas de Educação, Trabalho, Saúde, Monitoramento Eletrônico entre outras.
A comitiva também esteve na Penitenciária Sul para conhecer a estrutura, as oficinas de trabalho, salas de aula e rotinas e procedimentos de segurança praticados na unidade.