SEJURI – Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social

Scanner corporal reforça segurança e impede entrada de material proibido no Presídio Regional de Joinville

Na tarde desta terça-feira (12), um visitante foi flagrado tentando entrar no Presídio Regional de Joinville com nove invólucros presos às pernas, contendo cerca de 91 gramas de substância semelhante a fumo, além de quatro pacotes de papel de seda — material que teria como destino um detento da unidade.

A apreensão só foi possível graças ao uso dos scanners corporais, tecnologia que Santa Catarina implantou pioneiramente em seus presídios a partir de 2017. Desde então, o estado avançou na modernização da segurança prisional e, em 2022, todas as unidades prisionais já contavam com o equipamento. Essa iniciativa nacionalmente reconhecida eliminou a revista íntima manual, garantindo um sistema mais moderno, eficiente e seguro para todos os envolvidos.

O uso dos scanners permite identificar com precisão objetos e substâncias escondidas no corpo dos visitantes, reforçando a atuação da Polícia Penal na fiscalização e no controle rigoroso da entrada de materiais proibidos. Com essa tecnologia, Santa Catarina reafirma seu compromisso com a inovação e a segurança no sistema prisional, mantendo-se como referência nacional em práticas que promovem a ordem e a proteção dentro das unidades.

FOTO: Divulgação/SEJURI
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support