Setembro Amarelo é tema de atividades desenvolvidas nas Unidades Socioeducativas administradas pelo INECES
Durante todo o mês de setembro diversas atividades especiais estão sendo desenvolvidas nas Unidades Socioeducativas administradas pelo INECES – Instituto Nacional de Erradicação da Carência Escolar e Social, com a finalidade de proporcionar aos socioeducandos reflexões sobre a saúde mental, o autocuidado, bem como de disseminar a ideia da prevenção ao suicídio.
O Casep de Joaçaba proporcionou uma roda de conversa para debater a temática da campanha do Setembro Amarelo. Os adolescentes também confeccionaram uma flor de artesanato, representando o símbolo da vida com uma frase de autocuidado e um cartaz de com mensagem de incentivo. Com o auxílio da pedagoga da Unidade, o material produzido foi exposto em um espaço estratégico na escola onde os adolescentes estudam.
No Casep de Joinville, foram desenvolvidos diversos momentos de reflexão, rodas de conversa e atividades, repassando aos adolescentes sobre a história do jovem Mike Emme, que deu origem ao movimento. Após essa imersão na história, os socioeducandos produziram o laço amarelo e a árvore da esperança e, com a orientação da psicóloga da Unidade, discutiram sobre prevenção e conscientização sobre o suicídio e confeccionaram frases sobre a valorização da vida.
Na Casa de Semiliberdade de Blumenau os adolescentes confeccionaram um mural acolhedor com materiais didáticos como recortes e colagens, que ficará exposto no refeitório. A arte representa uma árvore com mãos e o laço amarelo símbolo da campanha de prevenção ao suicídio. Os adolescentes também fizeram um desenho no painel de entrada da Unidade. A ideia é gerar um acolhimento das pessoas que chegam e circulam pelo local.
No mês da prevenção ao suicídio, o Casep de Blumenau realizou um cine debate. Os adolescentes assistiram ao filme “Ferrugem” que conta história de uma adolescente que sofre cyberbullying e acaba cometendo suicídio. Depois da exibição do filme, houve uma roda de conversa onde os socioeducandos puderam debater e refletir sobre os temas do Setembro Amarelo como saúde mental e a valorização da vida.
A atividade tem o objetivo de proporcionar aos adolescentes uma ampla reflexão sobre a quebra de tabus ao falar sobre o tema, levando em consideração a importância do apoio emocional e os cuidados e prevenção sobre sua própria saúde mental e a do outro. A atividade também reforça o sentimento de empatia e respeito ao próximo.