SAP – Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa

Terapia assistida por animais – Casep de Caçador desenvolve trabalho junto aos adolescentes da Unidade

Pensando na ressocialização e no fortalecimento de vínculos afetivos, a equipe do Casep de Caçador percebeu a importância de desenvolver, junto aos adolescentes da Unidade, um trabalho voltado aos cuidados com os animais. A terapia assistida por animais (TAA) é um instrumento para trabalhar a ressocialização do adolescente.

Neste sentido, o Casep de Caçador recebeu nesta semana e apresentou aos adolescentes a nova mascote da Unidade, Maria Olívia, uma pequena coelha.

O método consiste na promoção do bem estar físico, emocional, cognitivo e social, se tornando uma ligação entre a equipe técnica e os adolescentes. A inocência dos animais, que não apresentam riscos ou perigos à pessoa, destaca a receptividade do adolescente no contato com o coelho.

Atitudes como o cuidado, o zelo e o alimentar também podem ser alinhados com a responsabilidade, sensibilidade, interação social, tratando da importância de pensar no outro, nas boas ações e reações, somadas à satisfação do coelho após ser alimentado com verduras, oferecidas pelo adolescente e cultivadas na horta da própria Unidade.

Outro benefício proporcionado ao adolescente privado de liberdade é o relacionamento, o contato com o animal, um fator externo novo que poderá contribuir no alívio do estresse e controle da ansiedade, além do controle da pressão arterial e frequência cardíaca.

Por fim, é importante destacar que todos os funcionários da Unidade participarão ativamente dos cuidados com a pequena mascote, compartilhando com os adolescentes valores que muitas vezes são esquecidos na infância, podendo assim resgatar a ludicidade e estimular a responsabilidade de suas ações.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support