SAP – Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa

Universidade e Sistema Socioeducativo unidos como possibilidade a jovens em conflito com a lei

Recentemente, em Florianópolis, foi oficializado o Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). O objetivo deste acordo é fornecer oficinas socioeducativas ligadas à Escola de Extensão da UDESC para adolescentes e jovens em conflito com a lei que estão internados no Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) e no Centro de Internação Feminino (CIF), ambos localizados na capital catarinense. Essa parceria representa um projeto-piloto da UDESC, com planos de expandir esse tipo de suporte para outras cidades do estado no futuro.

De acordo com Fábio Bastos, diretor do CASE e CIF de Florianópolis, a colaboração entre a universidade e o sistema socioeducativo oferece novas oportunidades para os cerca de 20 jovens internados atualmente. “A participação da universidade é uma ferramenta crucial para transformar as perspectivas de vida desses jovens, promovendo uma visão de ressocialização mais clara e concreta em seus caminhos”, ressalta.

A iniciativa visa promover a disseminação da cultura de prevenção e a formação cidadã dos participantes por meio de oficinas práticas e teóricas, supervisionadas por professores ligados aos Programas de Extensão da UDESC. Os cursos oferecidos incluem planejamento de vida, teatro e improvisação, saúde e meditação, dança, basquetebol, reciclagem e compostagem.

Para o Prof. Eduardo Jara, coordenador de Extensão da UDESC, a formalização desse acordo com a SAP é um desejo antigo da universidade e representa uma motivação para a equipe de aproximadamente 15 profissionais que trabalharão com os jovens. “Temos certeza que poderemos contribuir oferecendo novas vivências e demonstrando a eles que existem muitas pessoas realmente comprometidas em ajudá-los”, disse.

O reitor da UDESC, Dr. Dilmar Baretta, também compartilhou seu contentamento com o evento, destacando o papel da universidade em quebrar barreiras e proporcionar novas possibilidades. “Temos confiança de que essa parceria irá semear muitas oportunidades que se converterão em futuros frutos na sociedade”, completou.

No evento de celebração do acordo, representando a UDESC estiveram presentes: Dr. Dilmar Baretta, reitor da instituição; Alfredo Balduíno Santos, pró-reitor de Extensão Cultura e Comunidade; Eduardo Jara, coordenador de Extensão; Donizete Bittencourt, técnico universitário; Vera Márcia Marques Santos, diretora do Centro de Educação a Distância; Maria Helena Tomás, coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB); Marley Marzarotto, técnica universitária; e Cleia Demétrio Pereira, diretora de Extensão do CEAD.

Pela SAP participaram do evento Thales Valim Angelo, psicólogo na Coordenadoria Técnica de Educação e Profissionalização; Pietra Souza Rodrigues, técnica em atividades administrativas na Coordenadoria Técnica de Educação e Profissionalização; Euler Botolo Ganancia, Agente de Segurança Socioeducativo e coordenador da Coordenadoria Técnica de Educação e Profissionalização (DEASE); Rafaela Figueiredo Andrade Stochiero, Procuradora-Geral do Estado vinculada à SAP; Julia Custodio Padilha dos Santos, coordenadora pedagógica do CASE/CIF.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support