SAP – Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa

UNOPS realiza visita técnica a Unidades de Atendimento Socioeducativo de Santa Catarina

De 07 a 09 de julho de 2021, a Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa de Santa Catarina – SAP, representada na oportunidade pelo Diretor do Dease, Sr. Zeno Augusto Tressoldi e demais representantes da SAP, recepcionaram representantes do UNOPS – Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS, do inglês United Nations Office for Project Services). Além de colaboradores do UNOPS, também participaram da visita técnica representantes da SC-Par – SC Participações e Parcerias, empresa pública do Estado, da Caixa Econômica e da SEPPI – Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos, do Ministério da Economia. Gestores e Agentes dos centros socioeducativos acompanharam ativamente as atividades.

O UNOPS é um órgão operacional das Nações Unidas especializado em gestão de projetos e estuda novo modelo para o sistema socioeducativo brasileiro. O projeto, batizado de Novo Socioeducativo, vai trazer propostas de inovações de gestão, infraestrutura e atendimento para permitir a reinserção mais efetiva de adolescentes em conflito com a lei na sociedade. A abordagem desenvolvida será replicável e Santa Catarina está entre os Estados em que inicialmente está prevista a implantação como projeto piloto.

Durante a visita, o grupo conheceu algumas Unidades Socioeducativas de Santa Catarina: CIF e CSR de Florianópolis, Casep e Semiliberdade de Blumenau, CSR de Lages e Case e Semiliberdade de Criciúma. A visita integra a fase de diagnóstico, benchmarking e construção de cenários, quando estão sendo avaliadas a infraestrutura e o modelo de atendimento e gestão de unidades femininas e masculinas, geridas tanto pela administração do estado quanto por organizações sociais.

“Na visita, colhemos informações importantes, que vão nos ajudar no diagnóstico. Mais tarde, esses dados também serão utilizados para o desenvolvimento de cenários para o socioeducativo de Santa Catarina, que poderão ser utilizados como exemplo para o Brasil, tendo em vista o objetivo de inovação e qualificação da gestão do sistema”, explica o gerente do projeto, Bernardo Bahia.

“Este projeto também está ancorado no princípio da Gestão Pública Justa e Equitativa, que busca fomentar, entre outras coisas, a eficiência de gestão e a melhoria da qualidade do serviço entregue à população”, aponta a representante do UNOPS Brasil, Claudia Valenzuela.

A proposta é que a solução a ser desenvolvida traga mais eficiência na utilização de recursos públicos, além de um acolhimento e atendimento mais qualificados aos jovens privados de liberdade, garantindo-lhes os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Sinase.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support