SEJURI – Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social

Diretoria de Inteligência e Informacao (Dinf) participa da Conferência Internacional Fortalecimento da Gestão Penitenciária e Cooperação lnterinstitucional – Caminhos para a Resposta ao Crime Organizado nas Prisões.

SAP BOLETIM COVID 14 08 2020

O Diretor de Inteligência e Informação, da Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa, Ricardo Ferreira, foi um dos painelistas da Conferência. Promovido pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, o encontro realizado nesta quinta-feira (09) e sexta-feira (10), em Brasília, reuniu as principais autoridades do sistema penitenciário do Brasil para promover o debate técnico sobre estratégias de gestão penitenciária frente à atuação do crime organizado.

Conferencista do Painel Inteligência e capacitação de policiais penais – Disseminação de experiências e práticas nacionais, Ricardo Ferreira compartilhou as ações desenvolvidas em Santa Catarina. “O aprimoramento das relações interinstitucionais são fundamentais para estabelecermos políticas ainda mais efetivas de combate ao crime organizado nas unidades prisionais”, destacou o Diretor da Dinf.

A Diretora-Geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Tânia Fogaça, fez uma apresentação sobre o papel do Departamento no Combate ao Crime Organizado, na abertura do evento contou com a presença de autoridades nacionais e internacionais. Ela destacou os investimentos financeiros realizados por meio do Fundo Penitenciário Nacional como: aparelhamento do sistema prisional – compra de livros e carros adaptados, ônibus e furgões, entre outros; investimentos em biometria e documentação civil para presos em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ); investimentos em capacitação de servidores, em inovação, entre outros. Em 2021, por exemplo, para estes e outros projetos, foram destinados R$ 582 milhões.

A diretora-geral ainda reforçou que o sistema penitenciário é segurança pública e o quanto é importante a presença do Estado para o combate ao crime organizado. “A presença do Estado nas penitenciárias com ações de segurança prisional, inteligência, e assistências aos presos, conforme previsão legal traz empoderamento e enfraquece o crime organizado”, disse a Diretora-Geral.

Participaram da abertura o Oficial sobre Estado de Direito na Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Gideon Donoho; a representante do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) no Brasil, Elena Abbati, e o Secretário de Administração Penitenciária do Maranhão e Presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej), Murilo Andrade.

Sobre o evento – Participam como palestrantes e ouvintes na Conferência Internacional “Fortalecimento da Gestão Penitenciária e Cooperação Interinstitucional: Caminhos para a Contenção do Crime Organizado” os Secretários de Administração Penitenciária e representantes do Paraguai, Espanha, Estados Unidos, Vietnã, e outros países.

Na programação foram realizadas palestras sobre classificação de pessoas presas, experiências interinstitucionais de contenção do crime organizado, inteligência da informação e facções criminosas, entre outros.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support