SAP – Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa

Nupri conhece projeto de capacitação e reintegração de internos no mercado de trabalho

GESTORES JARAGUA

Integrantes do Núcleo de Fiscalização e Controle do Sistema Prisional (Nupri) do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT) e da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seape/DF) conheceram na última quinta-feira, 24 de novembro, o Fundo Rotativo do Sistema Prisional do Estado de Santa Catarina.

O encontro foi intermediado pelo Nupri e a motivação foi a notícia de que a Seape/DF já encaminhou minuta de projeto de lei à Casa Civil do Governo do Distrito Federal para a implantação do programa no âmbito do Sistema Prisional do DF.

O Fundo Rotativo é um modelo de gestão em que o Estado forma parcerias, convênios e acordos de cooperação com entes privados para viabilizar formação educacional, capacitação técnica e inserção de presos no mercado de trabalho. Do salário recebido pelo interno que participa da iniciativa, 75% do valor é destinado para a família do preso e 25% retornam para os cofres públicos a título de indenização. O valor devolvido é usado em melhorias nas unidades prisionais e na modernização e implantação de oficinas do Fundo.

O projeto foi apresentado pelo superintendente de Trabalho e Renda da Secretaria de Administração Prisional de Santa Catarina (SAP/SC), Altino de Farias. Além do Fundo Rotativo, ele também trouxe informações sobre as ferramentas de Business Intelligence responsáveis pela criação de cenários e de indicadores nas áreas de educação, trabalho e gestão da Administração Penitenciária de SC.

“O Fundo Rotativo se apresenta como um excelente caminho para que o Sistema Prisional do DF se torne referência na ressocialização de internos e egressos, além de representar uma fonte de custeio para a melhoria das condições das unidades prisionais que carecem de recursos públicos. Em razão disso, esperamos que o projeto de lei seja prontamente apresentado e aprovado, de modo a beneficiar a sociedade, centenas de presos, familiares, policiais e empresas”, afirmaram os membros do Nupri.

Participaram da reunião o promotor de Justiça do Nupri, Rodrigo Machado, o secretário da Seape/DF, Wenderson Teles, a assessora Jurídico-Legislativa da Seape/DF, Renata Pereira de Jesus e os assessores do Nupri, Pedro Mendes Luna e Mariana de Paula Pessoa Theophilo.

Assessoria Especial de Imprensa do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT)
(61) 3343-9045 / 3343-6101/ 3343-9046/ 99149-8588

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support