Polícia Penal renova adesão à FICCO-SC

Na tarde desta segunda-feira, 25 de agosto, foi realizada, no auditório da Polícia Federal, em Florianópolis, a solenidade de assinatura do acordo de adesão à Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Estado de Santa Catarina (FICCO-SC). O evento reforçou o compromisso das instituições de segurança pública catarinenses com o enfrentamento às organizações criminosas.
A Polícia Penal de Santa Catarina, que já integra a FICCO-SC desde sua criação, ao lado da Polícia Civil, foi uma das entidades signatárias desta nova etapa de cooperação técnica. Sua atuação vem sendo fundamental em operações conjuntas, como a Operação COLAPSO, deflagrada em 10 de junho de 2025, quando cumpriu mandados de prisão e deteve suspeitos ligados a facções criminosas em várias regiões do estado.

Com o Novo Acordo de Cooperação Técnica, a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO-SC) passou a contar também com a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).
A partir de agora, a força-tarefa é composta pela Polícia Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), Polícia Penal de Santa Catarina (PPEN-SC), Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) e Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), fortalecendo ainda mais a integração entre os órgãos de segurança no combate às organizações criminosas no estado.

A secretária de Estado de Justiça e Reintegração Social, Daniele Amorim, destacou a importância da união entre as forças de segurança. “O combate ao crime organizado exige integração, estratégia e união de esforços. A presença da Polícia Penal desde o início da FICCO-SC demonstra a relevância da atuação do sistema prisional nesse enfrentamento, e a adesão de novos órgãos só fortalece nossa capacidade de resposta contra as organizações criminosas em Santa Catarina”, afirmou.