SAP – Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa

SAP investe na qualificação dos operadores dos sistemas prisional e socioeducativo

 

A solenidade de formatura do Curso de Técnicas Operacionais de Policia Penal (TOPP XI), realizada nesta sexta-feira (15), no Complexo Penitenciário do Estado (COPE), em São Pedro de Alcântara, é um marco na carreira de 25 servidores públicos. O grupo formado por 23 policiais penais de diversas unidades prisionais de SC (sendo três do Acre), 01 Guarda Municipal de Florianópolis e 01 Agente de Segurança Socioeducativo ficou confinado por 19 dias, no Centro de Treinamento do COPE, enfrentando situações que testaram à exaustão o equilíbrio emocional, psicológico e físico dos participantes. O TOPP XI, uma das formações mais desafiadoras oferecidas pela Academia de Administração prisional e Socioeducativa (Acaps), começou com 49 inscritos e apenas 25 conseguiram concluir o curso.

Em seu pronunciamento, o Secretário de Administração Prisional e Socioeducativa, Policial Penal Leandro Lima, resumiu a importância da atividade. “Não estamos apenas formando novos operadores, mas novas lideranças comprometidas com o futuro dos sistemas prisional e socioeducativo”. Ele também destacou a participação daqueles que não conseguiram concluir a formação. “Espero que estes 24 servidores que não conseguiram obter êxito neste momento que considerem o TOPP XI como um aquecimento para a próxima edição, que será entre os dias 29 de novembro e 15 de dezembro em Chapecó”, disse o titular da SAP.

Leandro Lima destacou a parceria e o apoio do Secretário Adjunto, Edemir Alexandre Camargo Neto, na gestão dos recursos que garantem o atendimento de todas as necessidades da secretaria e a realização de novos investimentos. “Por meio de uma revisão cuidadosa dos contratos, a SAP conseguiu economizar cerca de R$ 100 milhões, recursos esses que estão sendo reinvestidos para atender importantes demandas como aquisição de viaturas, uniformes, entre outros. Outro investimento relevante para todas as áreas da SAP é o Programa SAPCiência que vai ofertar cursos de especialização, mestrado e doutorado para os servidores da SAP totalmente custeados pela secretaria”, concluiu.

Emocionado e representando os formandos, o Policial Penal Carlos Alberto de Sousa, disse que os dias de confinamento serviram para fortalecer ainda mais os laços com a família e o compromisso com o trabalho. “É um curso difícil, mas saio dele realizado profissionalmente. A gente chega de um jeito e sai transformado para melhor”, declarou.

O Coordenador do TOPP XI, Policial Penal Wagner Leandro de Lima, que fez a formação em 2015 agradeceu a parceria e apoio dos instrutores. “Acredito que atingimos nosso objetivo que é o de formar profissionais para atuar em intervenção, escolta e áreas de segurança das unidades”, enfatizou Wagner.

O Diretor do COPE, Policial Penal Thanael Hoenicke, assinalou que a dinâmica do curso vai revelando os perfis dos participantes aptos a atender as diversas demandas do sistema. “Uma nova etapa se inicia na vida profissional dos integrantes do TOPP XI, a partir desta vivência que gera tanto conhecimento e aprendizado”.

O Curso

Ao todos foram 330 horas/aula divididas entre disciplinas práticas como, por exemplo, Intervenção Tática Prisional, Simulação de Situações de Crise, Nivelamento em Tiro com os mais diversos tipos de armamento e escolta. As disciplinas teóricas abordaram Direito Penal, Políticas Públicas e Conduta Funcional, entre outros temas afetos à profissão.

Também participaram da solenidade, o Diretor do Dease, Zeno Tressoldi, o Comandante da Guarda Municipal de Florianópolis (GMF), Valci Brasil Júnior e o Coordenador do Centro de Ensino da GMF, João Godói, equipe de instrutores da Acaps e familiares dos formandos.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support