SEJURI – Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social

SC sedia reunião do Consej e SAP realiza mostra laboral do sistema prisional

SAP BOLETIM COVID 25 08 2021

Santa Catarina sedia nesta quinta-feira (10) a 1ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej). O encontro será realizado no Teatro Pedro Ivo, das 9h às 17h, no Centro Administrativo, em Florianópolis.

Presidido pelo Secretário da SAP, Leandro Lima, o Consej é responsável por formular e aprimorar as políticas criminal e penitenciária no Brasil, de acordo com a Lei de Execução Penal, trabalhando na elaboração de planos nacionais de desenvolvimento para o sistema penitenciário. “Monitoramento eletrônico é um dos temas que trataremos neste encontro, pois há algumas normatizações a serem estabelecidas, a partir de experiências locais”, destacou Leandro lima.

Na reunião haverá espaço para a manifestação do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP). A Diretora-geral do Depen, Tânia Fogaça, e a equipe do Depen irão abordar temas envolvendo recursos do Fundo Penitenciário para 2022 e saúde do servidor. Na pauta do CNPCP serão discutidas normatizações relativas ao monitoramento eletrônico e ações do sistema penitenciário nacional. Outro tema que terá amplo debate é a implantação do ensino médio via EAD para pessoas privadas de liberdade. No final do encontro será realizada a eleição para vice-presidência do Consej.

Mostra laboral no Teatro Pedro Ivo

Paralela à reunião, a SAP montou uma exposição com produtos fabricados no sistema prisional catarinense, criando três ambientes completos: sala, cozinha e quarto. Além disso, também estão expostos artefatos da indústria metal-mecânica, cimento, brinquedos, peças da indústria têxtil, roupa de cama, mesa, banho; vestuário infantil e vestidos de festa, entre outros produtos.

A cada ano, o sistema prisional catarinense vem se consolidando como uma referência nacional quando assunto é geração de vagas de trabalho (em ambiente externo e interno) e ensino para pessoas privadas de liberdade. Com o avanço da vacinação e consequente queda nos casos de Covid-19, desde outubro do ano a atividade laboral vem sendo retomada e ampliada nos presídios e penitenciárias.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support