SAP – Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa

SEOP apresenta Plano de Contingência para Movimento de Subversão à Ordem, Motim e Rebelião ao DPP

0001 1

A Superintendência de Segurança e Operações (Seop) entregou nesta quarta-feira (08) ao Departamento de Polícia Penal (DPP) um documento onde consta o Plano de Contingência para Movimentação de Subversão à Ordem, Motim e Rebelião.
Para o Secretário Adjunto da SAP, Vladecir Souza dos Santos, a atualização do plano, somada às inúmeras ações preventivas de segurança realizadas por meio da Operação Sistema Seguro. “Além disso, é importante destacarmos o trabalho dos nossos operadores da ponta, pois eles são o alicerce da segurança do sistema prisional”, assinalou Vladecir.

O Diretor-Geral do DPP, Cleverson Henrique Drechsler, reforçou a importância da manutenção da rotina dos procedimentos básicos. “A segurança é uma construção diária”, enfatizou.
O Superintende da Seop, Robson de Oliveira lembrou que em 2020, durante a pandemia da COVID -19, a Sala de Situação da SAP elaborou o Plano de Contingência para Movimentação de Subversão à Ordem, Motim e Rebelião. “Neste momento, a Seop identificou a necessidade de atualização, em observação ao cenário pós-pandemia”, destacou.

O ato foi realizado durante reunião de trabalho no Complexo Penitenciário de Blumenau que contou com a presença do Secretário Adjunto da SAP, Vladecir Souza dos Santos, do Diretor-geral do DPP, Cleverson Henrique Drechsler, e da Diretora-Geral Adjunta, Aline Lúcia Pfleger em reunião de trabalho realizada no Complexo Penitenciário de Blumenau.
Com base na construção coletiva de processos e procedimentos e considerando as peculiaridades de cada unidade, a Seop sugeriu ao Departamento de Polícia Penal que estude a possibilidade de oferecer uma formação na Academia de Administração Prisional e Socioeducativa (Acaps) focada em Primeira Intervenção em Crise no Sistema Penal, Gerenciamento de Crises Policiais e Sistema de Comando de Operações (SCO).

Importante ressaltar ainda a edição deste plano pelas Unidades Penais, atualização constante, realização de simulados e principalmente a necessidade de dar conhecimento do Plano a todos os servidores.
O Plano de Contingência para Movimento de Subversão à Ordem, Motim e Rebelião em Unidades Policiais Penais segue a metodologia já consolidada de gestão de emergência e desastres, amplamente difundida pela Defesa Civil.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support