SAP – Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa

ACAPS promove curso de Libras para servidores da SAP

Servidores da Administração Prisional e Socioeducativa começaram o Curso de Libras nesta segunda-feira, 14, quando ocorreu a aula inaugural da capacitação na sede da Acaps (Academia de Administração Prisional e Socioeducativa). O curso vai formar os servidores da SAP para a acessibilidade comunicacional com pessoas surdas e terá duração de 60 horas/aula, divididas em três meses. A iniciativa é uma parceria da SAP com o Departamento do curso de Libras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 A aula inaugural contou com a presença da presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, vereadora Cristina de Sousa, e com o professor Deonísio Schmitt, chefe do Departamento de Letras/Libras da UFSC. Os dois são idealizadores do projeto, cujo objetivo é capacitar profissionais do setor público na comunicação por meio da Linguagem de Sinais.

14LIBRAS1

O projeto já passou por outras instituições como a Polícia Militar (Capital e São José), o 10º batalhão do Corpo de Bombeiros Militar e Guarda Municipal de São José. A aula inaugural foi feita por meio da intérprete Jessika Francine Cardoso, enquanto o professor Deonísio se comunicava por meio da Libras. “Esse curso foi construído para atender as demandas dos sistemas de forma inclusiva, e pensar na formação de nosso servidor em outras dimensões”, afirma a gerente de Ensino e Formação da Acaps, Gislene Aver.

As aulas serão ministradas por Leonardo Adonis de Almeida, graduando do Curso de Libras. No sistema prisional, segundo o I-Pen, 14 surdos estão privados de liberdade no sistema prisional catarinense.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support