SAP – Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa

Avanços para a construção da Nova Unidade Prisional em Araranguá: Alinhamentos e Compromissos

Alinhado com o plano do Governador Jorginho Mello e a pedido do Secretário de Administração Prisional e Socioeducativa, Edenilson Schelbauer, o Diretor-Geral do Departamento de Polícia Penal, Leo Feliciano, juntamente com o Gerente Técnico de Edificações (GETED/SAP), Marcelo Ferreira, realizaram uma visita à região Sul do Estado (09). O objetivo desse encontro foi, entre outras, uma reunião de trabalho com a Juíza da 2ª Vara Criminal e Corregedora do Presídio de Araranguá, Dra. Livia Borges Zwestsh Beck, assim como com o Promotor de Justiça de Araranguá, Dr. Pedro Lucas de Vargas. O propósito da reunião foi discutir e alinhar questões relacionadas à execução penal, bem como a construção da futura unidade prisional que será erguida em Araranguá anexo ao estabelecimento penal já existente.

De acordo com o Secretário Schelbauer, esse representa um passo significativo no fortalecimento do sistema prisional catarinense dando mais dignidade aos apenados no cumprimento de suas penas e na promoção da ressocialização por meio do trabalho. “Comprometemo-nos com o Governo do Estado ao garantir que cada vaga disponibilizada no sistema prisional seja destinada às atividades laborais dos internos. Dessa forma, proporcionamos melhores condições para a reabilitação dos apenados e respondemos efetivamente às demandas da sociedade”, afirmou.

Além das deliberações realizadas em conjunto com o Poder Judiciário e MP para viabilizar a nova unidade, o Diretor-Geral do DPP e o Gerente da GETED também conduziram avaliações técnicas nas instalações da nova unidade de Tubarão, localizada no Complexo Penitenciário de Tubarão e prevista para inaugurar mês que vem.

“Estabelecemos uma produtiva sessão de alinhamento com a juíza e o promotor para analisar o local da futura unidade em Araranguá, que será destinada aos apenados envolvidos em atividades laborais. Agora, nossa próxima etapa é a elaboração do projeto e a tramitação das demais etapas para que essa nova unidade esteja operacional o quanto antes, atendendo às necessidades do sistema prisional catarinense”, enfatizou Feliciano.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support