SAP – Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa

Colônia Penal Agrícola terá projeto piloto de meliponário em parceria com a Epagri

A Colônia Penal Agrícola de Palhoça está se preparando para instalar o projeto piloto de um Meliponário, que são colmeias de abelhas sem ferrão. O primeiro passo nesse sentido foi dado nesta semana com a realização da oficina de Confecção de Caixas Racionais e Práticas de Manejo de Abelhas Sem Ferrão (ASF), conduzida pelo Chefe da Divisão Estadual de Estudos Apícolas da Epagri, Rodrigo Cunha. O Meliponário da Colônia Penal será uma referência para capacitação, conhecimento e um banco de matrizes das espécies Mandaçaia, Jatai e Mirim para multiplicação do projeto para outras unidades.

De acordo com o Gerente Regional da Grande Florianópolis, Alexandre Brum, trata-se de uma nova alterativa de trabalho para os internos da Colônia Penal Agrícola. “Esse novo ofício não é só benéfico para os internos que terão oportunidades de trabalho e geração de renda, mas também é uma contribuição ao meio ambiente com o equilíbrio do ecossistema devido à polinização e preservação das espécies de abelhas, além dos benefícios sociais, com a  conscientização da população da importância das abelhas para a sociedade”, observou Brum.

Em Santa Catarina aproximadamente 6 mil famílias rurais têm a criação de abelhas sem ferrão como uma das fontes de renda. Além dos produtos para o consumo doméstico, como mel e própolis, a criação de abelhas sem ferrão auxilia no equilíbrio dos ecossistemas.

Esta primeira oficina de capacitação contou também com a participação integrantes da Gerência Regional da Grande Florianópolis e agentes penitenciários, futuros penais, da Colônia Penal Agrícola da Palhoça.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support